O destaque dessa semana é Alberto Freitas, que conheço há mais de 30 anos e que, além de tudo, é casado com uma mulher maravilhosa, a Fernandinha –filha dos meus queridos amigos Ruth e Zé Mauricio. Alberto em tudo que participa e dirige sempre o faz com muito conhecimento e com muito zelo. Sua tônica de vida sempre foi essa: de ser extremamente dedicado e muito leal a todos que o rodeiam e que com ele convivem.
Alberto Freitas cursou Publicidade e Propaganda na PUC de Porto Alegre, participou do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) da Fundação Dom Cabral, fez diversos cursos de Comunicação, Marketing e Gestão no Brasil e exterior. Iniciou a carreira em agências gaúchas, transferindo-se para Rede Bandeirantes e depois SBT. Em 1988, ingressou na RBS, onde exerceu as funções de gerente-geral da RBSTV em Rio Grande. Também assumiu, em 1990, a Gerência Executiva Comercial no Rio Grande do Sul. De 1993 a 1998, na RBS, assumiu a Diretoria de Comercialização e Marketing de Mídia Eletrônica para RS e Santa Catarina.
Em 1999, junto com Luiz Coronel e Roberto Philomena, fundou a Agência Matriz.
Foi eleito Publicitário do Ano pela ARP em 1994, e Empresário de Comunicação Ano pela ARP em 2015. Em 2005, presidiu o Festival Mundial de Publicidade de Gramado.
“Nasci em Porto Alegre, perto do campo do Grêmio, onde hoje é a Rótula do Papa, ou seja, já nasci gremista. Ao longo da vida, tive um guru espiritual chamado padre Tarcisio de Nadal, com diversos livros escritos. Um deles (que é um dos meus preferidos) sobre a vida de Gandhi.
Um pensamento que orienta minha vida e meus passos profissionais que eu gostaria de compartilhar com vocês:
O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.
O que for o teu desejo, assim será tua vontade.
O que for tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino.
Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5”
OPINIÃO
O primeiro passo do fim é não saber que ele chegou. É como dizem, “a ficha ainda não caiu”, e o hoje é só mais um dia comum, mas com gosto estranho na boca, peito apertado e ideias transtornadas. O fim quer transformar a gente no que ele é: o término, o nada, o vazio. Não aceitamos e, por isso, o fim nos transforma em reféns. Sentimos os olhos mais pesados, temos pensamentos simultâneos e nenhuma perspectiva de futuro. O fim tira o nosso futuro e deixa por conta do destino, no caso, um novo. Temos profundos e grandes agradecimentos para fazer ao José Vieira da Cunha e José Luis Fuscaldo, por ter nos incluído e aceitado a nossa coluna em Coletiva.Net. Depois, com a entrada da Marcia e Gabriela, como novas proprietárias, continuamos e formamos uma sólida e querida amizade.
Resolvi, por essas coisas do destino, que nos movem a fazer mais por aquilo que acreditamos, de ter um blog meu e dele buscar com todos os parceiros envolvidos um canal de informação voltado e dirigido ao mercado de veículos, anunciantes e agências com significado e importância mais relevantes do que é e o que será esse mercado.
Quando tudo acaba, tudo recomeça. A renovação ocorre sempre quando não estamos prestando atenção. Quando o fim chega, buscamos novas alternativas para os velhos caminhos, criamos novas rotinas e retomamos velhos sonhos que até então estavam em segundo plano. Muitos encaram a renovação como o gran finale, mas muitas vezes ela é apenas um novo ciclo reciclado, que precisava de um tempo para decidir qual renovação ela gostaria de ser.
Por mais cruel que possa parecer, o fim quer nos ter para não se tornar o que ele é por natureza. O fim, por mais fim que seja, nunca é o final. Não deixamos que um fim seja nosso. O fim é o nosso aliado na redenção. Todo fim é um novo começo.
Obrigado, Coletiva. Obrigado a todos que me deram muita força para essa nova etapa.
TUMELERO
O Big Boss, do grupo Frances que comprou o grupo gaúcho, Manuel Corrêa, avisou que a rede continuará com o mesmo nome e que abrirá novas lojas e fará uma comunicação mais agressiva. Os atuais dirigentes do grupo continuarão, pois mostraram grande conhecimento e muita disposição de trabalho.
E21
Como parte da inauguração da nova sede e a conquista da conta integral da Salton, a agência mandou um livro com seus trabalhos e resultados dos clientes e uma garrafa de vinho da marca para brindar a conquista, com um papel dizendo “que seja intenso”.
JOVEM PAN
Entrará no ar, no dia 14 de março, a rádio Jovem Pan Serra Gaúcha, frequência 92,5 FM. Cobrindo toda região da Serra do Rio Grande do Sul. Emissora do Grupo RSCOM, representado por Rigoberto Gruner, da Rigo Comunicação.
CONFUSÃO A VISTA
Operadoras de TV fechada, como NET e Sky, têm poucos dias para responder a Record, SBT e Rede TV. Essas emissoras querem cobrar oito reais por assinante pela transmissão do seu sinal. Se não houver acordo, prometem abandonar a grade das emissoras.
MARKETING POLÍTICO
O marqueteiro do PMDB, Elsinho Mouco, recebeu a difícil missão de tirar a imagem do governo Temer do fundo do poço. No programa que vai ao ar no dia 20 de março, a legenda vai aproveitar para enumerar os avanços da administração. A ideia central é dizer que “o partido que mudou o Brasil agora vem para reformar”. Ainda não foi definido se o próprio Temer vai aparecer, ou se outros vão falar dele e do governo.
CONQUISTA
Depois de cinco anos na WMcCann, o Bradesco deixa a agência de Washington Olivetto. Em concorrência aberta em novembro, Leo Burnett Tailor Made e Publicis ganham a conta do banco, que finda sua parceria com a WMcCann após o término do ciclo olímpico que tinha ‘BRA’ como assinatura. A antiga detentora da comunicação, assim como a Y&R e a F/Nazca Saatchi & Saatchi, também participaram do processo organizado pela Scopen.
Nesta nova fase, ambas serão responsáveis pelo segmento institucional e de negócios do Bradesco, porém a Publicis também cuidará da gestão e posicionamento da marca.
Além da disputa pelas contas do banco, também houve concorrência pela Bradesco Seguros. Nela, a AlmapBBDO, mantém a comunicação mercadológica da empresa com verba de R$ 80 milhões. WMcCann, Ogilvy e J. Walter Thompson também competiram pela seguradora.
R/GA, McGarry Bowen, One Digital e F&Q Brasil continuam atendendo o Bradesco em projetos distintos.
COISA BOA
Para deixar o Carnaval com um ar mais positivo, que vai além do samba no pé e da curtição habitual, a Antarctica lançou o conceito ‘Coisa BOA gera coisa BOA’, frase que estampa uma edição especial das latinhas. A ilustração foi criada pela AlmapBBDO.
Uma das boas ações da estratégia para a festa deste ano ocorreu terça-feira (28), no Bloco na Lata, que aconteceu no Baixo Gávea. Nela, a Antarctica prestou homenagem àqueles que trabalharam muito durante o carnaval.
E, enquanto os catadores aproveitavam o último dia de folia ao som de Preta Gil, nos blocos Empolga às 9h, Exagerado e o tradicional Cacique de Ramos, executivos da empresa recolheram latas. Para ajudar, 10 reservatórios foram espalhados no local e todas as latas recolhidas serão entregues a uma cooperativa.
A catadora Sandra da Silva Mendonça, 59 anos, faz este trabalho a vida inteira e foi catando lata que conseguiu fazer a festa tão sonhada de quinze anos de sua filha. “Está é a primeira vez que vim só para curtir. Depois de tantos dias de trabalho, hoje não quero saber de mais nada”, revelou.
Também é o caso de Sandra Valeria, de 50 anos. “Acabar o Carnaval com a Preta Gil não poderia ser melhor. Depois, é recarregar as energias e começar tudo de novo”, destaca.
GOLAÇO
Em uma ação pouco usual, a GOL, transportadora aérea oficial da Seleção Brasileira de Futebol, se uniu com a CBF para transmitir a coletiva de imprensa com o técnico Tite, direto do hangar da companhia.
O objetivo da Live realizada no Facebook é divulgar a convocação do time que vai jogar nos duelos contra o Uruguai, no dia 23 de março em Montevidéu, e Paraguai, no dia 28 de março em São Paulo. Ambas valem pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
NIKE
Não é por seguirem a Sharia, conjuntos de leis islâmicas, ou por usarem hijab, tradicional véu que tampa o rosto feminino, que as mulheres muçulmanas não têm vida e preferências. Para quebrar estereótipos, o comercial da Nike mostra que por trás daquela figura aparentemente pudica existem mulheres incríveis que andam de skate, jogam bola, correm e lutam.
No belo filme, atletas profissionais e amadoras, contam o quanto são repreendidas por aqueles que acham que elas devem se recatar no lar. Com legendas em inglês, elas dizem “O que vão dizer sobre você? Que você não foi feita para isso? Que você faz parecer fácil. Ou talvez… digam que você é a próxima grande estrela”.
Com criação da Wieden+Kennedy e gravado em Dubai, o vídeo tem a presença da jogadora de basquete Amal Mourad, a boxeadora Arifa Bseiso e a cantora pop Balquees Fathi.
IAB BRASIL
Quando o mercado digital era apenas um embrião do que hoje se tornou, mais precisamente no ano de 1998, nasceu a Associação de Mídia Interativa (AMI). O intuito, evidentemente, era educar e preparar as agências, anunciantes e veículos para o futuro: um caminho sem volta rumo à comunicação na era da tecnologia e a convergências das mídias.
Mais tarde, a partir de 2006, a entidade passou a fazer parte da mais importante rede de associações do mundo digital, o Interactive Advertising Bureau, ganhando o nome de IAB Brasil. Após quase 20 anos e tantas mudanças no mercado, que hoje é muito maior, mais complexo e dinâmico, a instituição quer se tornar ainda mais relevante no processo de evolução do meio no Brasil.
Para tornar isso possível, o bastão está nas mãos do novo presidente da entidade, Cristiano Nobrega, CEO da Tail, que assumiu o comando da associação em janeiro deste ano.
IGUATEMI
Entre os dias 3 e 31 de março, o Shopping Iguatemi Porto Alegre receberá o evento ‘Construtores do Amanhã’, da Lego, líder mundial em brinquedos de montar.
Pensado para garantir diversão e integração entre pais e filhos, a ação ainda estimula a criatividade e o desenvolvimento das crianças, que poderão recriar suas próprias cidades com infinitas possibilidades, utilizando os blocos da marca.
Para que nenhuma criança fique de fora da brincadeira, dois ambientes serão montados: um para idades entre 18 meses e três anos e outro a partir dos quatro anos.
O Espaço Kids contará com uma piscina de Lego Duplo, linha da marca que possui o dobro do tamanho dos blocos convencionais, especialmente produzida para os pequenos. Nas laterais da piscina, bases serão instaladas para que eles possam soltar a imaginação e brincar ali mesmo. Com a ajuda dos pais, as crianças aprenderão brincando, pois o intuito da linha é colaborar com o desenvolvimento delas, ensinando a variedade de cores, números e objetos.
Já o Espaço Construtor inspirará os participantes a criarem sua própria cidade, com tudo que uma grande metrópole possui: carros, avenidas, prédios, aeroportos e etc. E, claro, a representação das diferentes regiões do País, com vasta fauna e flora.
Para completar a diversão, cada criança contribuirá na elaboração de um imenso mapa do Brasil, desenhado no chão, com sua própria criação. E, também, terão a oportunidade de testar seus conhecimentos geográficos e aprender um pouco mais sobre as características de cada parte do país.
Para entrar nessa brincadeira é muito fácil! Basta estar acompanhado de um responsável maior de 18 anos. A entrada é gratuita, mediante inscrições somente no local.
INCOMUM
O painel ‘Marcas de Corpo & Alma’ acaba de abrir o primeiro lote de inscrições, com preços promocionais. Promovido pela Agência Incomum, tem vagas limitadas, sendo voltado a empresários do agronegócio, da indústria e do varejo, além de profissionais de Comunicação e de Marketing.
A iniciativa acontece no dia 15 de março, no Pelotas Parque Tecnológico, Av. Domingos José de Almeida, 1785 – Bairro Areal. Para discutir o tema ‘O Futuro da Comunicação e da Sua Marca’ estão convidados seis palestrantes com larga experiência nas áreas de Comunicação e Marketing. Segundo a sócia-diretora da Agência Incomum, Ana Paula Bachiega, o painel irá discutir, sob o viés da revolução da comunicação pela qual passamos, a desmistificação dos paradigmas e os caminhos pelos quais as marcas podem percorrer para se comunicarem de forma eficiente com seus públicos.
A primeira edição do ‘Marcas de Corpo & Alma’ aconteceu em Palmas (TO), onde a Incomum também atua, registrando sucesso de público e de repercussão. Em Pelotas (RS), a iniciativa tem o apoio de Astrus Web, Grupo RBS, IPO (Instituto Pesquisas de Opinião), Pelotas Parque Tecnológico e Planobase Lubianca.
DIGITAL
Por Fernando Tassinari
O mercado é ágil e a inovação não para. Isso quer dizer que os negócios, especialmente na área digital, vão se transformando rapidamente a cada evolução tecnológica, com impacto direto na forma de fazer comunicação em intervalos de tempo cada vez mais curtos. Em 20016, acertamos em cheio algumas previsões, como o reforço das jornadas de compra multi-device, a maior influência da web nas aquisições da internet e o avanço do cross device. E para 2017? Quais são as grandes tendências do mercado?
Um novo estudo da Criteo, realizado com mais de 13 mil empresas e 17 mil publishers do mundo inteiro, traz um ótimo panorama das perspectivas para o comércio eletrônico e o marketing digital neste ano. Há vários insights importantes para os profissionais de agências e anunciantes.
Vamos apresentar as principais tendências ao longo do artigo, mas um bom começo para essa análise é compreender que, em linhas gerais, tudo converge em última instância para uma coisa: o foco no usuário. De uma maneira ou de outra, todos os movimentos do mercado – como o uso crescente e mais qualificado do manejo de dados – é para melhorar a experiência do consumidor e estreitar o seu relacionamento com as marcas.
Nesse sentido, vamos continuar assistindo ao aumento da utilização de dados para a otimização de campanhas e geração de leads para as marcas e varejistas em geral. Também veremos mais claramente a relevância do mobile como parte do mix de comunicação e não isoladamente, seguindo o comportamento de navegação dos consumidores e leitores, com a expansão cada vez maior do cross device. E, claro, a preocupação crescente dos anunciantes com a mensuração do bom e velho ROI.
O ano promete! Portanto, confira abaixo as principais tendências para 2017:
Omni-channel é o “canal” – Sem dúvida alguma veremos o omni-channel como uma forte tendência em 2017. Isso porque os varejistas precisam, para aproveitar todo o potencial de dados à disposição, criar estratégias de mobilidade integradas aos múltiplos canais de contatos e, assim, engajar os consumidores onde quer que estejam. A implicação de estratégias desse tipo é que as empresas terão mais condições de utilizar os canais online para estimular transações na loja física e vice-versa, ou seja, os consumidores de estabelecimento físicos adquirindo produtos pela internet.
Compras de alto valor por meio de smartphones – Neste ano devemos assistir ao aumento do tíquete médio das compras feitas por dispositivos móveis. Em 2016, o desktop liderou essas vendas, mas em 2017 os consumidores se sentirão mais à vontade para efetuar transações de alto valor agregado por meio do celular. Há alguns indícios que reforçam essa expectativa. No segundo semestre de 2016, por exemplo, o tíquete médio de pedidos feitos via aplicativos móveis foi 27% maior se comparado aos feitos por meio de computadores. No mesmo período, as vendas realizadas com o uso de navegadores em smartphones foi apenas 9% menor se comparadas às feitas via desktop.
Varejistas com Paid Search e anúncios tipo Google Shopping –As empresas do varejo devem investir mais em anúncios no formato do Google Shopping, também conhecidos como Product Listing Ads (ou PLAs, na sigla em inglês). Além disso, devem expandir os mecanismos de pesquisa para melhorar a descoberta e a conversão de clientes. À medida que o formato Paid Search se torna mais competitivo e os anunciantes recorrem mais a recursos de segmentação e atribuição, os canais de alto investimento devem proporcionar resultados ainda melhores.
Aliança entre publicidade em vídeo e mídia programática – O mercado deve ver a mídia programática sendo cada vez mais utilizada não só para aquisição de anúncios em vídeo, mas também para automatizar a criação e a otimização das peças publicitárias. Uma vasta gama de anúncios em vídeo gerados de forma inteligente vai possibilitar que os profissionais de marketing executem campanhas segmentadas e personalizadas.
A transparência vai vencer – A demanda das marcas por maior transparência e medidas precisas e imparciais de levantamento ROI vai aumentar. Afinal, os investimentos destinados aos varejistas vêm aumentando consideravelmente e cada centavo precisa ser justificado de forma clara. Os orçamentos de marketing dos fabricantes devem subir conforme os consumidores se tornem mais identificáveis nas diferentes plataformas. Com o acirramento da competição, os objetivos de branding devem se aproximar das métricas de desempenho.
“Mobile first”- O mercado ocidental vai privilegiar as plataformas móveis no lugar do desktop. Os varejistas líderes em seus segmentos e mais maduros no uso de internet móvel já registram 39% a mais de conversões se comparados aos que ainda não estão estruturados nesse ambiente. Atualmente, a Ásia – especialmente a China – é líder mundial em participação de vendas móveis, além de guiar em inovação no segmento, oferecendo uma ótima experiência aos usuários.
Analisando com atenção essas tendências, os profissionais de marketing poderão se preparar melhor para um ano que se mostra desafiador, por um lado, mas também repleto de oportunidades para aqueles que souberem extrair inteligência de um universo a cada dia mais povoado por dados de todos os tipos.
Fernando Tassinari é diretor-geral da Criteo no Brasil, companhia líder global de tecnologia especializada em marketing de performance que trabalha com mais de 11 mil empresas de e-commerce no mundo.
FOCO
O Coach de Relacionamentos, Terapeuta Familiar e diretor do Instituto Ser Melhor com Coaching, Sandro Gomes, e a Coach e Palestrante, Carina Linden Bussmann, lançam o programa de coaching em grupo, “Foco no seu Desenvolvimento Pessoal”. O programa tem o intuito de trazer autoconhecimento para os participantes, proporcionando a consolidação dos objetivos traçados.
O projeto é indicado para pessoas que buscam a melhor versão de si, aumentar a sua produtividade e aprimorar seus relacionamentos. Acontecerá na sede do Instituto Ser Melhor com Coaching (Av. Flores da Cunha, 1031, sala 504, Cachoeirinha – RS), e a primeira das três turmas iniciará no dia 6 de março. No total serão oito sessões de duas horas, uma vez por semana. Em cada sessão será aplicada uma nova ferramenta de coaching, como: ter objetivos claros; agir quando necessário; como ter mais resiliência; aprender humildade com pessoas e situações; ter foco na solução; capacidade de gestão do tempo; acreditar em si; e como impactar vidas e ser referência.
Sandro Gomes é coach de Relacionamento e Desenvolvimento pessoal, terapeuta de Casais e Família, palestrante, idealizador do Tchê Coaching e fundador da empresa Ser Melhor com Coaching. Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela ULBRA-RS, se tornou especialista em Terapia de Casais e Família pela Caifcom-RS e formou-se em Coaching pela Sociedade Latina Americana de Coach. Atuando como palestrante com foco nos relacionamentos familiares, desenvolveu palestras com diversos temas, como ‘Administração de Conflitos’, ‘As 5 Soluções para o Relacionamento Feliz’, ‘Comunicação Eficaz e a Arte de Ouvir’, ‘Comunicação no Casamento’, ‘Gerações X, Y e Z’, ‘Enfim Sós! E Agora? Síndrome do Ninho Vazio’ e ‘Seja Feliz, Minimize os Conflitos’.
Carine Linden Bussmann é coach e palestrante nas áreas de Educação, Relacionamentos, Liderança e Coaching. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia; especialização em Terapia de Casal e Família pelo Ser Clínica – Instituição Formadora; e Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Além disso, Carine é co-fundadora do grupo de Coaches do Rio Grande do Sul, Tchê Coaches, e co-idealizadora do grupo de eventos para coaches, Coaches Ilimitados.
Mais informações através do e-mail: sandro@coachsandrogomes.com.br.