Está na página pessoal do ministro chefe da Casa Civil, o gaúcho Eliseu Padilha (PMDB), a notícia de que evoluiu o interesse dos chineses em investir na Região Metropolitana de Porto Alegre com linhas suspensas de trens de passageiros. Uma delas chegando até Gravataí.
LEIA TAMBÉM:
Vamos pegar o aeromóvel para Porto Alegre?
Confira:
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, deu um passo importante nesta quarta-feira (22/2) para modernizar e ampliar o sistema de transporte na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em reunião no Palácio do Planalto, o grupo chinês China Railway Frist Group Engenharia (Crec) apresentou à Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) o modelo que integra o sistema de trens com linhas de aeromóvel.
Na presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo, a Crec e a Aeromóvel apresentaram o projeto que deve beneficiar cidadãos de 11 cidades da região metropolitana. As empresas vão manter contato formal com a Trensurb nos próximos 30 dias e apresentarão o resultado das conversas em 21 de março.
Padilha acredita que o projeto pode dar início a um processo de modernização do sistema de transporte nas grandes metrópoles.
— O que queremos é mais eficiência e aumentar o número de passageiros — disse.
A estimativa é que o sistema transporte cerca de 1,5 milhão de passageiros por dia. A utilização do transporte movido ar – uma tecnologia criada no Brasil – geraria economia e sustentabilidade.
— É um investimento muito próximo dos corredores de ônibus, mas que traz uma vantagem metroviária — explica o diretor-executivo da Aeromóvel, Marcus Coester.
Para Chhai Kwo Chheng, diretor da Crec, houve avanço do projeto na reunião presidida por Padilha.
— Agora vamos dar início ao trabalho. Vamos analisar a viabilidade técnica — afirmou.