Mais de um bilhão de passageiros foram transportados pela Linha 4 (a Linha Amarela) do Metrô de São Paulo, segundo a concessionária ViaQuatro. Um dos fatores que colaboraram para esse resultado Foi a presença de Gravataí, no metro paulista.
Como? Através das soluções de mobilidade urbana desenvolvidas pelas empresas Digicon e Perto, do Grupo Digicon, instalada no Distrito Industrial da nossa “Aldeia dos Anjos”.
— São Paulo é a maior cidade brasileira e a implantação destas soluções mostra a robustez e confiabilidade das nossas tecnologias. A resposta tem sido positiva para otimizar o fluxo e dar maior conforto aos usuários — destaca Hélgio Trindade Filho, diretor da Divisão de Mobilidade Urbana da Digicon.
Acesso e arrecadação
Umas das tecnologias empregadas é o Sistema de Controle e Arrecadação de Passageiros (SCAP), da Digicon, responsável pelo controle de acesso e arrecadação das sete estações em operação por meio de bloqueios motorizados com portas de vidro.
Os equipamentos detectam a velocidade de locomoção dos passageiros, abrem as portas após a validação do cartão do usuário e fecham-se após a sua passagem.
Com corredores mais largos, os portadores de necessidades especiais ganham acessibilidade para locomoção e maior independência. Somente na Fase 1 da Linha 4, foram instalados 70 equipamentos dos modelos Slide 500 e Slide 900.
Além disso, são 240 terminais de controle de acesso de portas para salas técnicas e 80 Dispositivos de Contagem Eletrônica (DCE) para medir o fluxo de integração entre as outras linhas do Metrô.
: Tecnologia de Gravataí facilitam a passagem dos usuários na Estação Paulista da Linha 4
Pagamento e recarga
Já a Perto é responsável por fornecer os terminais de autoatendimento para pagamento e recarga, o Paystation TCC (Terminal Compra Cartões) e o Paystation TVC (Terminal Venda Crédito).
Segundo o diretor de Negócios Software e Outsourcing da empresa, Fernando Mitidieri, as máquinas podem receber cédulas, moedas e cartão de débito, sendo que algumas também emitem troco ao usuário.
Apenas a ViaQuatro, operadora da Linha 4 do Metrô, possui esse sistema com os meios de pagamentos completos. Além disso, alguns equipamentos têm as funcionalidades para venda de recarga de celular pré-pago de todas as operadoras.
E ainda operam exclusivamente para a recarga de vale transporte. Entre os principais benefícios para o gestor, o Paystation oferece eficiência operacional e controle sobre o numerário.
Expertise e sinergia
— O Grupo Digicon tem investido fortemente na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para mobilidade urbana. Cada vez mais as duas empresas trabalham juntas usando sua expertise e sinergia para criar novidades — diz Fernando Mitidieri.
— A nossa perspectiva é dar seguimento a esses projetos em 2017, com implantação em novas cidades brasileiras e também no exterior", destaca Hélgio Trindade Filho, diretor da Divisão de Mobilidade Urbana da Digicon.
A Linha 4
Atualmente são sete estações:
Butantã
Pinheiros
Faria Lima
Fradique Coutinho
Paulista
República
Luz.
No próximo ano, mais duas estações devem ser inauguradas: Higienópolis/Mackeinzie e Oscar Freire.
Ainda completarão a linha as estações São Paulo/Morumbi e Vila Sônia, que estão previstas para serem concluídas até 2019.