Algumas das principais vias da cidade de Canela, na Serra Gaúcha, estão recebendo uma solução sustentável para gerenciamento de vagas de estacionamento rotativo público.
Com funcionamento por energia solar, o Parquímetro Street, tecnologia desenvolvida pela Digicon, de Gravataí, vai controlar 695 vagas naquela cidade turística. A responsável pela operação é a empresa Rekparking.
Com a solução, os usuários podem fazer o pagamento com moedas ou cartões pré-pagos e recarregáveis adquiridos em pontos autorizados. Os créditos também são vendidos por monitores, em postos credenciados e através de aplicativo para smartphones.
Monitoramento
A tecnologia conta com um painel solar de cinco watts, que amplia a autonomia de operação das baterias, e tem um teclado capacitivo para digitação da placa veiculo e comunicação de dados via tecnologia celular.
Todas as informações do sistema, como arrecadação, alarmes e eventuais falhas nos equipamentos são enviadas diretamente para uma central que faz o monitoramento dos parquímetros.
Na Serra Gaúcha, o Paquímetro Street também já está em funcionamento em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Carlos Barbosa e Gramado. Ao todo, são cerca de 250 equipamentos instalados.
Já no Brasil são quase quatro mil Parquímetros Street implantados em 80 municípios, fazendo a gestão de aproximadamente 100 mil vagas.
Outro produto
Já o bloqueio dGate da Digicon, integrado ao sistema da Sensormatic, foi a solução de controle de acesso implantado nas Lojas Renner, uma das maiores redes de moda varejista do País.
A nova sede administrativa da empresa, em Porto Alegre, recebeu equipamentos – de alta tecnologia e, por isso, maior confiabilidade e robustez – produzidos pela empresa que tem sede no Distrito Industrial de Gravataí.
Projetado pelo renomado designer industrial Alexander Neumeister, é um dos produtos mais modernos da Digicon. O dGate conta com um motor de tecnologia própria e patenteada, o dPower, e sistema anti-fraude, que detecta usuários carona.
: Equipamento dGate, da Digicon, já é utilizado no controle de acesso na matriz da Renner em Porto Alegre
Por onde anda
— Mesmo com cenário adverso da economia brasileira, a Digicon superou, neste ano, as vendas de 2015, com projetos relevantes como o da Renner, Tribunal de Justiça do estado, Presidência da República, Hospital Albert Einstein, sede SKY e Prudential (em São Paulo) Laboratório Sabin (Distrito Federal), e uma série de condomínios comerciais de alto padrão em diversas localidades do Brasil — destaca João Diniz, diretor da Digicon.
— Estamos satisfeitos por conquistar esta posição de destaque em qualidade e design num mercado tão estratégico e importante como o de controle de acesso — afirma.
: Projetado pelo designer industrial Alexander Neumeister, dGate é um dos produtos mais modernos da Digicon
No exterior
O modelo de bloqueios motorizados dGate da Digicon já conta com aproximadamente 1 mil equipamentos instalados. Além do mercado nacional, a empresa projeta também crescimento das vendas no exterior.
— Retomamos em 2016 um trabalho mais intenso no mercado externo abrangendo a América Latina, México, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Fizemos as primeiras vendas do dGate para o Paraguai, México e Chile — diz o diretor.
Catracas motorizadas
Este ano foi importante para o time de engenharia da Digicon que recebeu investimento e desafio para trabalhar em inovações no segmento. Uma da principais novidades do ano foi o lançamento do dFlow.
Com conceito pioneiro de livre passagem, o bloqueio controla o acesso de pedestres e conta com sensores de profundidade 3D. Para 2017, está previsto o lançamento de uma nova linha de catracas motorizadas.
Mais do dGate
— é um sistema de passagem adequado para prédios comerciais e residenciais de luxo, com a opção “módulos reduzidos”, que é uma versão para portadores de deficiência física.
— essa tecnologia é importante para o quesito segurança, pois possui um sistema anti-esmagamento, o qual as portas abrem ao detectar obstáculo (pessoa).
— tem um sistema anti-fraude, que emite som e detecta o usuário carona ou que esteja em sentido contrário, além da tentativa de passagem sem validação.
— também conta com uma abertura de emergência, a qual é processada automaticamente em caso de falta de energia ou de acionamento de alarme.
— outro destaque da solução é a personalização, pois arquitetos e projetistas podem optar por seis opções de acabamentos, que imitam granito, madeira, entre outros.
— a customização é feita nos painéis laterais e no tampo superior do equipamento.