Goste ou desgoste, Anabel Lorenzi (PSB), Rosane Massulo Bordignon (PDT) e Patrícia Bazotti Alba (PMDB) não são, nem nunca foram, ‘esposas troféu’.
A professora Anabel, que é divorciada de Miki Breier, ex-vice-prefeito e vereador de Gravataí, deputado estadual e prefeito eleito de Cachoeirinha, fez com luz própria sua caminhada – onde inclusive conheceu o ex-marido – como vereadora, secretária do município, presidente do PT e do PSB e candidata a prefeita pela terceira vez.
A também educadora Rosane, agora lançada à Prefeitura com a inelegibilidade do marido, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Daniel Bordignon, que também conheceu na lida política, tem três décadas de militância política e sindical, presidiu o PT, o Cpers e também foi secretária do município.
Patrícia, voz dos bastidores e figura de ponta nos projetos sociais do governo do marido Marco Alba, prefeito e ex-deputado estadual, não é candidata nesta eleição, onde como advogada do PMDB coordenou os esforços pela impugnação e suspensão dos direitos políticos de Bordignon, mas é nome colocado para concorrer a deputada estadual em 2018.
À parte a crueldade da política e das urnas com as mulheres, quem as conhece sabe, nenhuma delas é Marcela.