A história da Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí (APN-VG) ao longo dos seus 37 anos possui vários momentos de construção e caminhada.
Passamos por vários momentos políticos do município, Estado e do Brasil. E, claro, por vários governos ou desgovernos.
Com certeza, nem sempre os governantes enxergaram nossos movimentos de maneira horizontal e muitas vezes nos viram como um grupo de desocupados que estavam ali para trancar seus governos e o tal progresso.
Desenvolvemos vários projetos institucionais nas grandes parcerias que conseguimos estabelecer, sempre mantendo nossa independência com ética e sem perdermos nossa missão institucional.
Neste dia 7 de dezembro, estamos recebendo mais um reconhecimento de um destes projetos que ajudaram a construir nossa história. Um reconhecimento que nos leva a um patamar de afirmação de que estamos no caminho certo.
Em 2015, nos candidatamos, porém ficamos em segundo lugar. Aceitamos com humildade, mas voltamos a insistir neste reconhecimento em 2016. O reconhecimento da Assembléia Legislativa pela execução do Projeto Rio Limpo somente nos fortalece e nos aponta que estamos no caminho certo.
Novos desafios teremos ao longo de 2017, de fortalecer a fase II do projeto, que se encontra em execução, e de transformar o Barco Escola no maior instrumento educacional do Vale do Gravataí e um dos maiores do Rio Grande do Sul.
Temos a certeza que estas mais de 82 mil pessoas que tiveram a oportunidade de ter acesso aos nossos ensinamentos de maneira direta e de mais de um milhão de pessoas que de maneira indireta conheceram nossas ações nestes mais de 28 meses, serão os construtores de um novo modelo de sociedade.
O prêmio Pioneiros da Ecologia encerra um ciclo de sucesso que, sem a colaboração de todos e todas que passaram por nossa equipe ao longo dos meses, seria impossível de termos atingindo.
Aos parceiros que nos apoiaram, quando éramos apenas uma ideia, depois uma ideia com um projeto e depois um projeto a ser executado, somente temos que agradecer. Às entidades que se agregaram no processo de execução e ajudaram a fortalecer o coletivo no bem comum, muito obrigado.
Nossa Entidade estará completando, em 2017, 38 anos, na certeza que estamos no caminho certo, pois nossa luta é para o coletivo e a sustentabilidade dos ecossistemas que encontra-se fragilizados pela ganancia de um modelo excludente que cada vez mais desconsidera o coletivo para valorização do individual e o do ter pelo ser.
LEIA TAMBÉM
No dia do abraço ao Gravataí APN festeja prêmio da Assembleia