“O nosso corre-corre não nos deixa parar para perceber se o que já temos não é o suficiente para nossa vida.
Nos preocupamos tanto em TER.
Ter isso, ter aquilo, comprar isso, comprar aquilo…Os anos passam, e quando nos damos conta, esquecemos do mais importante: VIVER E SER FELIZ.
Às vezes, para ser feliz, não precisamos de tanto TER.
Podemos nos dar conta que o mais importante na vida é SER.
Esse ser, tão esquecido, muitas vezes não é difícil de realizar.
As pessoas precisam para de correr atrás do TER e começar a correr atrás do SER:
SER AMADO, SER GENTE…
Tenho certeza de que, quando SOMOS, somos muito mais felizes do que quando TEMOS.
O SER leva uma vida toda para se conseguir, e o TER, muitas vezes conseguimos logo.
Só que o SER não acaba e nem se perde, mas TER pode terminar inesperadamente.
O SER, uma vez conseguido, é eterno e o TER é passageiro e, mesmo que dure muito tempo, pode não trazer felicidade.
Tente SER mais e você sentirá uma felicidade sem preço!”
Entre o TER E O SER, estabeleça sua maneira de viver que te leve a ter uma vida mais segura, mais sustentável, mais amorosa, para que entre o consumo e a qualidade de vida, encontre um denominador justo e que o torne aceito pelos seus e pela sociedade.
Curtas
GOVERNO FEDERAL
Ao contrário do que alguns órgãos da mídia estão falando do meio revista, de que elas estão sendo contempladas com anúncios do Governo Federal, não procede, pois todas estão com anúncios privados e produtos próprios.
DEBANDADA
Já começam a aparecer agências que estavam apostando no Governo Temer e serão agraciadas nas grandes contas. A do Ministério da Saúde prepara-se para ser uma delas, com uma verba de R$ 400 milhões. Será para uma agência que tem no seu sócio um grande colaborador e conselheiro do governo.
DIVISÃO
Essa semana começou, de novo, a boataria da divisão de uma grande conta. Esse papo é antigo e muito intrigueiro.
LIVRO
Saiu do prelo o livro do professor Juan Pablo. Pelo Facebook, os pedidos já começaram a pipocar e promete ser um ensinamento do aprendizado que Juan teve em sua vida de marketing, passando por grandes empresas e os ensinamentos que vem deixando para seus alunos.
ZAFFARI
Desde a quinta-feira desta semana, o Supermercado Zaffari Higienópolis está colocando quatro caixas pilotos sem atendentes para compras até 10 itens em cartões da bandeira do grupo ou de outras.
Os caixas terão do lado sempre um fiscal para orientar e também isentar de estacionamento. É o progresso de quem só se especializa e faz com muita competência.
JOVEM PAN
Especula-se a volta da Rádio Jovem Pan para Porto Alegre. Tem até data, 13 de dezembro. Virá sozinha? Volta para a Rede Pampa? Será da Band?
Pânico!!
PALESTRA
O Grupo de Atendimento RS, com apoio da ARP, traz a Porto Alegre o diretor-geral da agência Africa, Claudio Kalim. O presidente do Grupo de Atendimento SP e finalista do Caboré 2016, na categoria Atendimento, estará na Capital para a palestra ‘Do Mad Man ao Business Man’.
O evento ocorre no dia 23 de novembro, às 19h30, no auditório da ARP (Edifício The Place – Rua Tobias da Silva, 120), a partir das 19h30. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para participar, é necessário entrar contato pelo e-mail eventos@grupodeatendimentors.com.br e informar nome, agência e cargo.
JUROS
A inflação de outubro medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,26%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A variação superou o 0,08% de setembro e sua principal causa foi o aumento de 6,09% no preço do litro do etanol. A alta provocou uma elevação de 1,22% na gasolina que contém 27% daquele combustível na sua composição. Oscilações de 10,06% nas passagens aéreas, 1,70% no botijão de gás e 1,19% nos planos de saúde também pressionaram o IPCA.
Espera-se que os resultados anunciados pelo IBGE não sirvam de justificativa para o Banco Central manter ou elevar as taxas de juros. É a menor inflação de outubro desde 2000, quando atingiu 0,14%. O acumulado no ano chegou a 5,78%, bem abaixo dos 8,52% de 2015 no mesmo período. Considerando os últimos 12 meses, a taxa desceu para 7,87%, abaixo dos 8,48% do período anterior.
Essas mostras, pesquisas, avaliações, ou o nome que se der, são um monte de números que conseguem figurar como sempre o fizeram, tirar o povo prá burro.
Se não, vejamos: Como entender que o preço do leite baixou em 50% e seus derivados aumentaram 50% os queijos, iogurtes gregos 30% e assim por diante, e nós continuamos comprando e achando que baixou mesmo! Pobre país do “me engana que eu gosto”, do político ao empresário.
EMPREEDEDORISMO
Ao longo dos anos, o empreendedorismo tem mudado, até mesmo por causa do crescimento das tecnologias e da internet. Estar conectado é imprescindível para quem quer entrar neste mundo, onde o serviço deve ser realizado com excelência, se não, perde-se o cliente e ainda se cria uma cultura ruim para a empresa.
Claro, a inovação anda em conjunto com o empreendedorismo. O mercado está saturado dos mesmos serviços e produtos, por isso, trazer novas visões e soluções é importante para se ganhar terreno no concorrido mercado. O professor de empreendedorismo e inovação do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), Rafael Schroeder, explica que esta nova onda do empreendedorismo. “O empreendedorismo 4.0 surge com as novas empresas que criam negócios ligados a esta nova revolução industrial, como as empresas de drones, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, entre outras tecnologias que somam ao desafio de integrar cadeias produtivas e adicionar automação e inteligência nos negócios”, explica.
Além desses dois eixos, a sustentabilidade, também, é fundamental. É preciso empreender com responsabilidade e ser sustentável em seus atos, para que se tenha linearidade dentro do empreendimento. Segundo Schroeder, a tecnologia e comunicação integram esse desafio de unir as competências relacionadas a esses eixos. “O mundo precisa de Líderes e profissionais com capacidade de alinhar novas oportunidades de Negócio (empreender de forma inovadora) ao equilíbrio social, ambiental e econômico (empreender de forma sustentável)”, coloca.
Mas não são apenas os novos empreendimentos que precisam ter este cuidado. As empresas já consolidadas necessitam desta inovação e do empreendedorismo, para que ganhe fôlego e seja um bom concorrente no mercado. É necessário estar na cultura das empresas, além de contar com líderes que tenham uma visão ampla e abrangente da importância do novo na organização. Neste momento a liderança da empresa, em conjunto com seus gestores e colaboradores, tem que trabalhar em conjunto, todos em prol da busca pelo novo e o empreendedorismo. Muitas vezes apoiar uma ideia interna, traz mais bem feitorias do que algo externo. Mas é preciso colocar isto na cultura da empresa, para que isso seja corriqueiro na organização.
TOLSTOI
Como dizia Tolstoi, todas as famílias felizes se assemelham, mas cada família infeliz é infeliz a seu modo. Há, no entanto, fatos em comum, a começar pelas promessas não realizadas da globalização. É um mal-estar justificado até. A globalização trouxe benefícios para o capital financeiro, as multinacionais e uma elite que pode prestar serviços mais sofisticados. Para o operário médio, a vida não melhorou, nem no Reino Unido nem dos Estados Unidos. É fato. Além disso, em épocas de crise econômica costuma ocorrer um recrudescimento de sentimentos xenófobos, particularistas. Não explica tudo, mas sem dúvida trata- se de elementos presentes no Brexit e na vitória de Trump
A globalização não vai parar. Haverá, porém, menos entusiasmo em relação aos mega-acordos comerciais, o Tratado Transpacífico, por exemplo. O Reino Unido votou pelo Brexit, mas transparecia mais disposição em assinar acordos de livre-comércio. Vejo um recuo mais forte nos EUA a partir do resultado das eleições. Pela maneira como Barack Obama conduziu as negociações, não existe motivos para chorar se eles não avançarem durante a administração Trump. Várias cláusulas eram péssimas para as economias nacionais.
MÍDIA OUT OFF HOME
Não estamos prestando atenção, mas o setor é um dos que mais rápido caminha para matar o on/off de vez.
Poucos setores da nossa indústria integram hoje tão bem e de forma tão intuitiva o tal binômio on/off quanto o da mídia out of home.
É até gozado esse nome out of home, porque depois do mobile, tudo é out of home. Ou melhor, tudo é em todo lugar.
Mas enfim, sabemos do que estou falando e como dizia esse parecer ser o ambiente em que a interação entre o que se faz na vida fisicamente tangível, se beliscar dói, e aquilo que se faz online, onde há uma intermediação tecnológica entre nós e a realidade lá fora, se dá de maneira mais umbilical e fluída.
Isso significa uma revolução enorme para a qual não temos (mea culpa) prestado talvez a devida atenção.
Estamos falando aqui de uma indústria dentro da indústria. Porque veja bem, a MOOH ou DOOH (em que o D responde por digital), integra todos os suportes de comunicação física existentes nas ruas das nossas cidades, como ou seu Cidade Limpa: reúne todo o mobiliário urbano; soma ainda todos os ambientes indoor, como aeroportos, supermercados e shopping centers; agrega ainda aquilo que assistimos nos ônibus, táxis e aviões. E devo estar esquecendo aqui alguma coisa.
É um inventário gigantesco como o qual interagimos de forma natural e habitual quando andamos pelo mundo, vivendo, entende?
O D de digital veio para contribuir de forma inovadora e complementar ao que o setor já produzia e entregava, criando um link agora definitivo e always on para o que vemos e o que consultamos via web. Tudo junto e misturado.
O passo seguinte do setor será ampliar e otimizar todo esse inventário para que abrigue mais e mais conteúdo. Isso já ocorre, mas ainda e forma tímida, porque essa indústria nasceu advertising only. Oco de conteúdo. Aos poucos, serviços foram sendo integrados e chegou a hora de acelerar e aprofundar a presença de mais e mais informações que possam ser ativadas no off e sequenciadas no on. Ou vice-versa. Já que tudo é uma coisa só.
Estamos vivendo um momento único no OOH. Que merece um OOH!!!, de exclamação. Agências e marcas vão perceber isso mais e mais e todo mundo vai ficar muito feliz com isso.
GESTÃO DE TI
Imagine se a maioria dos projetos fosse concluída da mesma forma que havia sido desenhada no papel? Bom, a realidade para a maioria dos gestores, principalmente os que trabalham com implantação de tecnologia é bem diferente disso.
Por isso, o gerente de Projetos de NL Informática, Fúlvio Ritter, empresa que está há 35 anos no mercado e desenvolve softwares para gestão de empresas, dá algumas dicas para que o processo ocorra da forma mais eficiente possível:
Conheça o negócio do cliente melhor que ele mesmo:
É imprescindível que o fornecedor de TI entenda tão bem do ramo da companhia que atende, quanto o seu contratante. Muitas vezes o cliente acredita que precisa de uma solução, quando na verdade ele precisa de outra completamente diferente. Para tanto, é necessário entender do negócio para propor a melhor alternativa que vá entregar os resultados que ele almeja lá na frente.
Tenha os limites do contrato bem definidos, mas permaneça flexível:
Firmar quais serão os itens que estão inclusos no acordo é de suma importância, porém, sabemos que novas demandas do cliente podem acabar surgindo. O objetivo é entender a complexidade dos processos e como a solução pode auxiliar no gerenciamento do negócio e trazer melhores resultados. Sendo assim, sabemos que para uma parceria ser sólida, ela precisa ser win/win (ganha/ganha), e chegar a um denominador comum quanto ao atendimento de necessidades não previstas anteriormente também faz parte do jogo.
Alinhe as expectativas periodicamente:
Durante o Gartner Symposium ITxpo 2016, que aconteceu em Orlando em outubro deste ano, os analistas da consultoria deixaram bem claro que as empresas não querem mais saber só de estudos de caso de sucesso. Hoje, as companhias querem o Retorno do Investimento (ROI) com maior exatidão possível para conseguirem avaliar se o gasto com TI valerá a pena. Desde o início do projeto, é importante alinhar as expectativas para que não haja descontentamentos e nem frustrações ao longo da parceria. E isto deve ser feito periodicamente, para que o cliente tenha a ciência dos avanços que estão sendo conquistados e das partes que ainda precisam de melhorias para extrair o máximo do potencial da solução contratada.
Além disso, é fundamental estar atento ao mercado para propor inovações. É sempre importante capacitar os clientes para utilizar o sistema junto as suas demandas e o principal papel de quem gere um projeto é entender estas necessidades e auxiliar a melhorar estes processos.
Comunicar-se bem e pelo meio certo:
Um projeto de TI envolve diversas áreas e cada uma delas se comunica de um jeito diferente. Nem sempre o velho e bom e-mail é a melhor alternativa (apesar de ser uma excelente forma de documentação do que foi tratado). Algumas áreas como o varejo ou a indústria, nem sempre tem à disposição um computador para acessar sua caixa de entrada e, por outro lado, algumas demandas precisam que uma pessoa esteja orientando o cliente por telefone. A melhor forma de se comunicar deve estar bem clara, seja e-mail, telefone, redes sociais, aplicativos de mensagens… pois cada empresa funciona de uma maneira e todos os envolvidos no projeto precisam estar a par do que está acontecendo.
RELEVÂNCIA DA MARCA
Apareça. Essa é a palavra de ordem na era da informação. Num mundo marcado pela alucinante produção de conteúdo, quem não marcar seu território nessa área, certamente ficará para trás. Contudo, a busca por relevância pode ser muito mais complexa do que parece. Engana-se quem pensa que criar um blog e manter perfis ativos nas mídias sociais seja suficiente.
Essas ações de comunicação são muito importantes, é claro. Mas, possuem apenas uma pequena parcela na busca por relevância. Antes de qualquer coisa é preciso buscar diferenciais para sua marca. Inovar é fundamental para se manter na vanguarda do seu segmento. Você precisa fazer algo diferente dos seus concorrentes.
E, por falar neles, é bom ficar atento a cada passo que eles dão. Monitorar as empresas que buscam os mesmos clientes que você é fundamental. Veja o que eles têm de bom, o que precisam melhorar, e mantenha-se à frente. Aprenda com os erros e com os acertos deles. Segundo a Jornalista fundadora da InformaMidia Comunicação, Marília Cardoso.
Outra atividade essencial na busca por relevância é buscar as entidades do seu setor. Fazer parte de associações que representam o seu segmento pode lhe garantir alguns diferenciais frente ao consumidor. Exerça liderança e representatividade para que sua empresa seja reconhecida como tal. E marque presença. Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado.
Acima de tudo, crie relacionamentos. Estabeleça vínculos com marcas e pessoas importantes. Faça isso tanto de forma presencial quanto online. No dia a dia, não é possível encontrar um grande número de pessoas importantes para você, então, compense essa ausência mandando um e-mail, uma mensagem no dia do aniversário ou um simples WhatsApp para perguntar como o outro está. Alimentar a sua rede de contatos é um dever diário.
Compartilhe conteúdo do interesse dos seus contatos. É uma boa maneira para manter-se presente. Produza conteúdos próprios também, posicionando sua marca como uma autoridade em determinado assunto. Isso ajuda na criação de vínculos com o cliente.
Crie processos de comunicação adequados a cada perfil de público. Um dos maiores erros é achar que qualquer informação é consumida por qualquer tipo de pessoa. Na prática, não é bem assim que as coisas funcionam. Estabeleça o perfil que sua marca precisa interagir e, só então, crie estratégias para se comunicar.
Considere se comunicar também com a imprensa. Quando a sua empresa faz algo extraordinário, revistas, jornais, sites e até rádios e TVs costumam se interessar e dar espaço para as inovações. Além de ser absolutamente de graça, esses canais conseguem amplificar suas informações de forma muito mais abrangente do que por meio de conteúdos próprios.
Independentemente da estratégia adotada por sua empresa, busque sempre propagar os conceitos e valores da sua marca. Esses atributos são muito mais importantes do que os seus produtos ou serviços. E, entenda que credibilidade e relevância demandam tempo. Paciência e perseverança são elementos fundamentais para qualquer empresa.
SENAC-RS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul, (Senac-RS), é a primeira instituição de ensino do Brasil a receber o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) 2016, reconhecimento máximo à excelência do Brasil. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu nesta terça-feira, 8, em Brasília, e o diretor Regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, esteve presente para receber o reconhecimento.
“Conquistar o reconhecimento máximo à excelência em gestão do País é resultado de um esforço conjunto. A educação é o pilar que sustenta o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do País. Uma Instituição de Educação tem o dever de servir como exemplo às demais organizações e aprimorar sua gestão em busca dos melhores resultados”, destaca o diretor
Realizado anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) reconhece empresas nível classe mundial e ocupa uma posição central na missão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.
O Senac-RS concorre ao prêmio desde 2009 e em 2015 a Instituição foi reconhecida com destaque no critério 3 – Clientes. Neste ano, a instituição atingiu os oito Critérios de Excelência: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados, o que garantiu a conquista para o Senac-RS.
ALIBABA
Se engana quem pensa que a Black Friday (26) é a data onde mais se compra no mundo. Pois desde que o bilionário grupo Alibaba tomou conta do e-commerce o dia que mais vende é 11/11 – ou double single. Pouco conhecida no Ocidente, esta data que junta os “dois casais de um” foi a que os chineses escolheram para comemorar o Dia de Solteiro e se auto presentearem.
Sabendo das centenas de milhões que vão às compras, o conglomerado guarda para essa ocasião seu maior esforço de vendas e nela obtém o maior lucro do ano. Os números espantam, só na última celebração os clientes gastaram US$ 17,8 bilhões comprando de mais de mil marcas em apenas 24 horas.
Com todo esse sucesso é natural que as empresas queiram uma fatia dessa robusta receita. E para mostrar a pluralidade e qualidade das opções, a Alibaba consegue unir 30 concorrentes dentro de uma única peça.
FÓRUM ADVB
O Fórum de Transformação da ADVB, na visão de Mara Bussolin, executiva de Contas da agência e21, que foi realizado no prédio de eventos do Barra Shopping nos dias 16 e 17, abordou os seguintes painéis:
Comportamento
Comunidade
Caminhos para Inovação Empreendedora
Conhecimento
Comunicação
PAINEL COMPORTAMENTO
CAIO ANDRADE – CREATIVE STRATEGIST – HYPERISLAND
Cuidado com tudo que é digital, por ser…
Esqueça o digital, pense em redes, padrões, comportamentos.
Vantagem competitiva é a velocidade de aprender e se adaptar.
SERGIO BARBI – Diretor Executivo da Dexi Marketing
Falar no futuro é difícil. Mas olhar o que indica é importante. Mostrou a imagem do Simpsom que há alguns anos atrás já citava o Trump como o futuro presidente dos USA.
Tendências de Transformação do varejo até 2020:
Era da Experiência.
Qual o foco do consumidor? Na verdade, o foco é nos clientes dos clientes!!!
CX = customer experience. Novo profissional surge com o compromisso de entender o consumidor e suas experiências. CX É O NOVO MKT INOVADOR
Customização
Próximo movimento. Não é personalização, é customização. O PDV passa a ser o principal ponto de contato. É a além das fronteiras.
Maior engajamento das pessoas
Valorizar as pessoas que engajam, que curtem e que defendem sua marca.
Os embaixadores devem ser seu propósito! COLABORAÇÃO É TUDO.
Lojas físicas mudaram….
A loja do futuro não será apenas tecnológica precisa ter significado. É isso que as pessoas procuram.
A Vida e consumo online = a vida em um algoritmo, intimidade em escala.
EGON BARBOSA – Coca-Cola
A arte de emergir. Inovar é hoje, fazer diferente.
Como fazer a inovação? Entender qual é o propósito.
O que é inovação?
Conceito= insight + ideas+impacto = innovation
SÓ VIRA INOVAÇÃO QUANTO GERA IMPACTO PARA O NEGÓCIO, CONSIDERANDO O AMBIENTE EMPRESARIAL.
Citou exemplos de diversos ecossistemas brasileiros inovadores: Tecnisa, Cubo (Itaú), Draft, Artemisa, Ace Corp.
Temos que desaprender.
Não interessa mais o canal. O mais importante são as pessoas entenderem. Não tem canal, tem é que resolver para o consumidor.
O difícil não é obter a informação e sim como lidar com ela e como usar.
E muita atenção aos seus colaboradores. Se não tiver propósito, não tem colaborador.
PAINEL COMUNIDADE
Geraldo Rufino – DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSS. O melhor de todos.
Um catador que deu certo. História Linda. Fiquei tão absorvida por tudo que nada escrevi… anotei, absolutamente encantada.
Apenas comecei a seguir essa pessoa incrível. Que valoriza o Brasil, as pessoas e faz a gente acreditar que é possível.
Algumas citações memoráveis:
“Sai lamento! Não terceirize a culpa!“
“Não trate ninguém mal”
“O povo Brasileiro é demais…”
“Não culpe o governo e nem nada. Você tem que trabalhar e ir a atrás”
“Somente com colaboradores e PESSOAS ao teu lado é que as coisas acontecem”
Abaixo o que ele escreveu na sua timeline após a palestra no seu almoço:
Booommmm dia pessoas!!! Com mais de 80 feedbacks sobre a “aceleradora ideal”, ficou claro que a maioria espera mais uma aceleração do empreendedor do que a aceleração do negócio! E faz muito sentido, porque o que seria do negócio sem um empreendedor preparado?
Acho que em breve vou retribuir a gentileza de tantos comentários construtivos com uma pequena experiência de mentoria, networking e, quem sabe, até investimento anjo para alguns poucos empreendedores de qualquer área de atuação. Não vou olhar o negócio, vou olhar para a pessoa. Aviso aqui quando tiver algo pronto.
Gratidão demais pelo carinho e interesse nisso que estou desenhando com meus filhos e alguns grandes amigos! Continuo aberto a sugestões!!!
DEMAIS… Seguí-lo = https://www.facebook.com/geraldinho.rufino/?fref=ts
KIM Kataguiri – MBL- um menino inspirador contando como tudo começou. Começou com a vontade de inspirar e atingir um maior número de pessoas… Bommm, por ser jovem e quere fazer diferente e entender da responsabilidade da informação e do que está disseminando.
Fernando Assad – Vivenda
Falou em criar soluções para pessoas morarem.
Após 6 meses de pesquisa e convivência, entenderam que a solução da urbanização não é só na rua mas passa por entrar na casa das pessoas. Contou a história de uma mãe com a filha – Bianca que estava engatinhando durante o período de convivência. Como o chão da casa era ainda sem nada, a mão protegia a filha mantendo ela no colo. Mas não se deu conta do quanto era prejudicial não permitir uma criança engatinhar e até cair, e seguir até encaminhar. Ou seja, a moradia e a saúde caminham juntas.
Num primeiro momento criaram Kits moradia e depois se deram conta que estava errado. Que no decorrer e o avanço do conhecimento, se aprofundaram na experiência do consumidor e sentiram a necessidade de entender o TODO. Lindo projeto com instalação de PDVs em comunidades com apoio do varejo e comercialização subsidiada. Não tem crescimento, sem ter um propósito que traga retorno a todos.
Lindo projeto. Vale seguir PROJETO VIVENDA
PAINEL CAMINHOS PARA A INOVAÇÃO EMPREENDEDORA
Um debate entre Eduardo Melzer, Marchezan Junior e José Renato Hopf – 4all. Comentários:
– Palavra do ano, Oxford = Post True (pós- verdade) movimento identificado na internet
– Não devemos terceirizar o problema. Tem que ir em frente, decidir com o grupo, colaboração é a palavra de ordem.
– Cuidado com lideranças paralisadas. Hoje, mais que nunca, temos que liderar, vencer a inércia, olhar a oportunidade.
– Só com o grupo, só com as PESSOAS, é que teremos um mundo novo.
– Governo tem que permitir e proporcionar ambiente de desenvolvimento e empreendedor. Não ajudar e sim permitir um ambiente propício ao crescimento das pessoas.
PAINEL CONHECIMENTO
Juliana Hoch – Vital
Depoimento inspirador. Uma jovem que acreditou que podia melhorar a vida das pessoas. Falou do estudo provocando a importância de acreditar em um propósito e fazer um pouco por um mundo melhor.
E fez um grande movimento…. Além de doar órgãos… Quanto as pessoas estavam dispostas a doar seu tempo. E provocou uma ação muito legal.
Fez com que todos pegassem um cartão na bolsa dada pelo evento. Neste cartão estava o nome real e situação de uma pessoa que estava esperando um órgão ou já tinha recentemente recebido. E pediu que cada um escrevesse uma mensagem. Pois além da doação do órgão, é importante entendermos o momento destas pessoas e o quanto uma palavra faz a diferença. Uma ativação GENIAL.
Leamdro Tonetto – Zooma
Falou da experiência do design dos produtos.
RESUMINDO ATÉ O FINAL O FORUM TROUXE COMO REFORÇO PARA PENSARMOS EM TRANSFORMAÇÃO:
EXPERIENCIA
PROPÓSITO DAS EMPRESAS E PESSOAS
EXPERIMENTAÇÃO
PESSOAS (só elas podem mudar tudo. E elas sabem o que querem)