Comissão aprovou pacote de medidas, que pode ir à votação nesta quinta. Deputados se articulam para anistiar caixa 2
Quando chegou na Câmara dos Deputados como uma iniciativa popular apoiada por mais de 2 milhões de cidadãos brasileiros, as Dez Medidas Contra a Corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal pareciam ser uma arma fundamental no combate ao crime que mais tem gerado manchetes de jornais nos últimos dois anos e que, indiretamente, resultou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT). Nesta quarta-feira, ele acabou ganhando apoio dos partidos durante a votação na Comissão Especial da Câmara. Por unanimidade, os deputados presentes votaram a favor do relatório produzido pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), com 12 medidas finais, duas a mais do que a proposta pelo Ministério Público.
O projeto agora irá a plenário. Mas corre o risco de ser modificado por acordo de lideranças políticas que se articulam para anistiar a prática de crime de caixa 2, que é a doação oculta e ilegal para campanhas eleitorais.
O Seguinte: recomenda a leitura, clicando aqui, da reportagem do El País que joga luz sobre o possível acordão articulado nas sombras.