Gravataí terá um shopping do Zaffari e não um presídio entre as paradas 59 e 60.
A garantia foi dada novamente nesta segunda-feira ao Seguinte: pelo secretário de Governo Luiz Zaffalon (PMDB), nos dias que antecedem ao anúncio que será feito pelo governador José Ivo Sartori da construção de uma nova casa prisonal em parceria com a Cia. Zaffari.
– Já confirmamos com o governo estadual. O presídio não será ali. Não há nenhuma chance. Ali será o Zaffari – resume o ‘gerentão’ do governo Marco Alba (PMDB).
LEIA TAMBÉM
Zaffari: com indefinição da política, negócios também param
Casa prisional será na região
Gravataí está fora da lista, mas há certeza de que a casa prisional será em um município da Região Metropolitana. O anúncio foi ‘guardado’ para depois das eleições municipais.
Zaffari ganhará prédio e área nobre
Dia 30, o governador sancionou o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que autoriza o Estado a trocar pela construção de um presídio com mil vagas o prédio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), localizado na Avenida Praia de Belas, em um terreno de quase 4 mil metros quadrados, ao lado do shopping Praia de Belas, defronte ao parque Marinha do Brasil, numa das áreas mais valorizadas de Porto Alegre.
Vagas em até dois anos
Pela medida, a Cia Zaffari se compromete a construir a nova casa prisional de acordo com as normas estabelecidas pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Conforme o contrato, o novo presídio deve ser entregue ao Estado no prazo de dois anos. A lei determina ainda que a permuta do imóvel com a Cia Zaffari — ou empresa controlada pela companhia — será considerada definitiva após a verificação da regularidade da conclusão das obras pelo governo, por meio da assinatura de um contrato entre as partes.
Estimado em R$ 13 milhões em 2013, o valor do imóvel da fundação deverá ser revisado pelo governo do Estado. O prédio será esvaziado e repassado à Cia Zaffari somente quando as obras da casa prisional forem concluídas.