3º neurônio | midia

80 anos de LFV: querido e admirado como poucos

Carica de Cado, criada especialmente para esta celebração

Quem alcança 80 anos e é bom no que cria – literatura, música, artes plásticas ou gráficas, dança, cinema ou teatro, entre outras lides artísticas – merece retumbante aplauso. A longevidade, numa trilha onde o talento esteve a serviço da elevação da arte, já é consagração pessoal. E quando o artista brilha por conta de uma trajetória coerente e consistente, aí temos a consagração pública. É o que se confirma, mais uma vez, pelas homenagens e pela percussão da efeméride de Luis Fernando Verissimo. O Seguinte: foi conferir na mídia e aponta alguns destaques. É a nossa forma de continuar a bater palmas pelo nosso queridíssimo e gentil colaborador.

 

DOC de ZH: a maior homenagem já feita a LFV

 

 

O principal caderno de Zero Hora, de recheio cultural, inserido na edição conjunta do jornal nos fins de semana, veio inteiramente dedicado ao seu mais destacado colaborador. E o DOC veio bem feito, bonito e sincero. Não apenas é a mais bonita homenagem que LFV já recebeu, mas também a maior já feita para alguém no RS, e em vida.Uma edição imperdível para fãs e admiradores. Para quem não teve acesso à edição dos dias 24/25 e quer curtir a inesquecível homenagem, eis os principais links do DOC:

>>> Verissimo: 80 anos de um enigma envolto em introspecção
>>> Um homem de opinião que só se expressa por escrito
>>> Verissimo com a palavra: "Cronista precisa ter lado
>Sergius Gonzaga: humor e melancolia  
> Eduardo Wolf: ilusões perdidas
>Luis Augusto Fischer: Fineza para as massas
> Fraga: Luis Falante Verissimo
> Fernanda Zaffari: um amor entre Londres e Verissimo
> Fernando Eichenberg: Os endereços parisienses de LFV

 

 

Jornal do Almoço: delicadeza e criatividade

Na 2ª feira, 26/9, data dos 80 anos deLFV, a RBS TV também acertou em cheio no coraçãodo aniversariante. Paracomeçar, a apresentadora Cristina Ranzolin foi à casa de LFV para uma entrevista afetiva. Para arrematar, a certo momento ela usa o laptop para exibir matéria original e carinhosa, feita na Redenção, que o emocionou. Assista o vídeo aqui.

Ainda no Jornal do Almoço, na 3ª feira, foi ao ar a cobertura do evento Verissimo 80 ocorrido na véspera no Renascença. O bate-papo e a encenação teatral de crônicas de LFV foi uma promoçãoda Artes Cênicas, Livro e Literatura e Música – todas vinculadas à Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O teatro encheu e ao final, em uníssono, todos festejaram LFV com parabéns a você. Assista ao vídeo aqui.

 

O Globo:matéria coloquial, intimista

 

Produzida antes do aniversário, o encontro com o Globo abordas variados aspectos da vida de LFV, colunista do jornal. E faz isso num tom próximo da reverência, uma conversa amigável que revisa momentos relevantes dessas 8 décadas. Traz inclusive um mapa do que seja a Porto Alegre de LFV. E só erra quando inverte os endereços das filhas Fernanda e Mariana. Leia na íntegra neste link aqui.

 

O Estadão: focado nos novos livros de LFV

 

O jornal paulista, onde LFV é colunista, abordou o livro de frases, Veríssimas, organizado pelo jornalista Marcel Dunlop. O livro será lançado nesta 6ª feira na Livraria Cultura de Porto Alegre. O Estadão também anunciou o novo livro de LFV, o primeiro dedicado ao público infantil, As Gêmeas de Moscou. Leia a matéria, limitada a assinantes, neste link aqui.

 

Folha de SP: breve matéria sobre a velhice

 

A Folha de Sã Paulose ocupou mais da fase atual do escritor do que na sua trajetória. Colunista por quase 5 anos na Folha, LFV rendeu uma matéria contida, focada na saúde e na sua postura política.  A matéria está disponível neste link aqui.

 

Acervo FolhaSP relembra primeira coluna de LFV

Entre 1979/1982, LFV foi colunista do jornal. Agora, por ocasião dos 80 anos, o jornal destaca a primeira coluna do autor. Confira neste link aqui.
 

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade