o seguinte indica:

Coreia do Norte faz teste nuclear: país tem capacidade de lançar ataque?

Teste nuclear na Coreia do Norte, comandanda por Kim Jong-un (ao centro) foi criticado pela comundidade internacional

A Coreia do Norte afirma ter conduzido com sucesso seu quinto e mais potente teste nuclear, aumentando a tensão na região e os temores de que o país esteja incrementando um arsenal nuclear de olho em possíveis conflitos militares.

O anúncio, feito pela mídia estatal, veio horas depois de uma forte abalo ter sido detectado em uma área próxima ao local de testes. Antes mesmo da confirmação oficial, líderes internacionais já tinham condenado a iniciativa norte-coreana.

O presidente sul-coreano, Park Geun-Hye, classificou o teste de ato de "autodestruição" que expôs a "imprudência maníaca" do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un. Os EUA e a China, aliada dos norte-coreanos, também se opuseram ao plano do país de investir em armas nucleares.

As estimativas da potência da explosão desse quinto teste ainda não são precisas. Há especialistas que sugerem que ela atingiu níveis superiores à bomba lançada pelos Estados Unidos em Hiroshima, em 1945.

Esse novo teste traz à tona várias questões sobre o programa nuclear da Coreia do Norte. Veja as respostas a algumas delas em reportagem da BBC que o Seguinte: recomenda a leitura clicando aqui.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade