Seis dos sete candidatos à Prefeitura de Gravataí se enfrentaram no primeiro debate transmitido ao vivo pela internet feito na cidade – e veja, a seguir, como eles se saíram
Passava pouco mais de 11 minutos das 19h, conforme o combinado, quando o presidente da Acigra, Régis Marques Gomes, recebeu o microfone das mãos do executivo da entidade, Luís Antônio Cardoso. Estava aberto o web debate Acigra/Seguinte:, o primeiro da história da cidade transmitido pela internet, ao vivo, pelo Facebook e pelo YouTube.
Régis fez um breve agradecimento à parceria com o Seguinte: e aos candidatos que atenderam ao convite da entidade e do site para apresentar suas propostas e debater com os demais.
– Há 30 anos, em 1986, a Acigra promoveu um debate chamado Gravataí Ano 2000. Casualmente, eu era o mediador – lembrou.
Em seguida o diretor do Seguinte:, Roberto Gomes de Gomes, fez a apresentação do projeto do site, do meio digital e do que se propõe o debate.
– A política, quem faz são os políticos. Nós fazemos jornalismo.
Primeiro, às apresentações
O primeiro candidato a falar no debate foi Marco Alba, do PMDB. A ele, seguiu Anabel Lorenzi, do PSB, Sadao Makino, do PSTU, Levi Melo, do PSD, Rafael Linck, do PSol, e Valter Amaral, do PT. A ordem foi definida em sorteio.
Levi Melo foi o único a lamentar a ausência de Daniel Bordignon, do PDT – mesmo assim, sem citar o seu nome.
Rafael Linck começou sua participação no debate com um bordão: Fora Temer. O assunto ainda voltaria adiante no debate.
As entidades perguntam
O segundo e terceiro blocos do debate foram dedicados às perguntas das entidades, sistematizadas pela Acigra e finalizadas pela equipe do Seguinte:. Temas como a atração de investimentos, a praça de pedágio na Freeway, vagas em creches, bem-estar animal e meio ambiente foram levados aos candidatos.
Nesse bloco, as perguntas foram feitas pelo mediador, Régis Gomes. Após as respostas, outro candidato fazia o comentário sobre o tema.
Entre eles, poucas farpas
Após os três primeiros blocos, um pequeno intervalo antecedeu os dois blocos de perguntas e respostas entre os candidatos – com direitos à réplica e tréplica.
Temas como a construção de um hospital municipal, uma UTI neonatal para cidade, o pedágio na Freeway, a duplicação das pontes para o Parque dos Anjos, a unidade do modelo educacional na rede municipal e a licitação dos serviços de água e coleta de esgoto pautaram as perguntas entre os candidatos.
Temas nacionais, como o impeachment de Dilma Rousseff e o governo de Michel Temer também surgiram entre os comentários dos postulantes à Prefeitura.
Em dois momentos, Marco Alba pediu e obteve direito de resposta, avaliado por uma comissão formada entre os organizadores do evento. No primeiro, o assunto era a privatização dos serviços da Corsan. No segundo, a polêmica sobre as vias paralelas à Freeway e o local da praça de pedágio na rodovia.
Durante a semana, muito mais
Ainda esta semana, o Seguinte: vai publicar vídeos com os principais momentos de cada candidato a prefeito durante o debate desta segunda-feira. A íntegra do evento está disponível no YouTube e vai ganhar uma edição tratada e editada.
LEIA MAIS
Alcance: 35,5 mil vidrados no que eles disseram
Assista a íntegra do web debate Acigra/Seguinte: