ambiente

Biomas Mata Atlântica e Pampa

Nossas cidades foram sendo ocupadas de maneira totalmente desordenada, e a vegetação sempre foi tratada como um empecilho para a ocupação do solo, ou seja, para construir moradias nas áreas urbanas ou para expandir a agricultura/pecuária nas áreas rurais.

Com a necessidade de regramento, os municípios também foram criando legislações para atender esta demanda de uso e ocupação do solo. Em regra geral, utiliza-se de maneira compensatória um percentual de mudas pela supressão de cada vegetação. Inclusive trocando-se por pecúnia em alguns municípios, isto nada mais é do que pagar para suprimir vegetação.

Com a baixa capacidade de fiscalização dos órgãos de licenciamento sobre a execução das medidas compensatórias nas licenças ambientais, o resultado não poderia ser mais desastroso, pois estamos cada vez mais tendo grandes áreas com baixa vegetação, concentrando uma grande quantidade de moradores.

Quando é pensado em planejamento urbano, a lógica predominante é baseada em Taxa de ocupação e índice de construção, esta tem sido a linha dos planos diretores municipais, numa visão míope quando pensamos em qualidade de vida e do papel das árvores em nossas vidas.

O cadastro ambiental rural – CAR vem ajudar a organizar o uso do solo rural, mesmo ainda sendo tratado de maneira amadora por algumas administrações que não têm se empenhado, como podemos ver no serviço florestal brasileiro, ttp://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/imagens-do-rural/index.php?option=com _k2&view =item&layout =item&id=2387.

Nossa região está sendo construída em dois importantes Biomas, que pela nossa baixa capacidade de trabalharmos com a realidade local, muitas vezes se tem dificuldade de conectar com ecossistemas existentes independente de nossas ações humanas.

Trabalharmos com os Biomas Pampa e Mata Atlântica na gestão de nossas cidades é fundamental para que não venhamos a eliminar os poucos resquícios de vegetação nativa em nossa região.

Um plano diretor de arborização urbana se faz necessário, antes que nossas cidades se tornem cada vez mais impermeabilizada, influenciando diretamente em nossa qualidade de vida e não tenhamos mais o que mostrar sobre os nossos ecossistemas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade