filme sobre o rio

Chance para conhecer o Gravataí

Cartaz do filme produzido por Amon Costa e Andrei Fialho em 2013

Filme terá 24 exibições no Estado e começa hoje à tarde, às 14h, na escola Josefina Becker

 

O documentário de média metragem – Gravataí, um rio em minha vida – da produtora Lead Filmes, de autoria do jornalista Andrei Fialho e do historiador Amon da Costa, foi contemplado pelo sistema Pró-Cultura RS, da Secretaria Estadual da Cultura e terá financiamento para circulação de 24 exibições gratuitas, com palestras e debates sobre meio ambiente e produção audiovisual, em sete municípios gaúchos.

O roteiro de exibições conta com cidades como Gravataí, Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Viamão, Novo Hamburgo, Montenegro e Bento Gonçalves. O público será heterogêneo, como alunos da rede pública de ensino, estudantes universitário, gestores públicos e quilombolas. Em cada evento, os diretores abordarão questões ambientais envolvendo o Rio Gravataí, mas principalmente técnicas de criação de produção audiovisual independente e saberes culturais.

Além disso, serão distribuídos 500 dvds para entidades regionais como escolas públicas e o Sistema Sesc/RS, que poderão fazer uso do documentário como ferramenta pedagógica e cultural. Para historiador Amon da Costa o Rio Gravataí está com todos os holofotes virados para si.

– Após o sucesso do nosso documentário em 2013 e 2014, o projeto Rio Limpo da APNVG e o recente lançamento em águas do Barco escola, colocaram o nosso querido rio em alto patamar de visibilidade social e importância ambiental, justamente quando vemos o triste acidente na cidade de Mariana e em toda bacia do Rio Doce. Assim, o recurso do audiovisual é perfeito para enriquecermos o debate, as percepções e a avaliação crítica do público em geral – releva Costa. 

O projeto foi apresentado no edital público Sedac 03/2015 e rendeu a primeira colocação em todo o Rio Grande do Sul, em um certame com mais de 500 concorrentes. O jornalista Andrei Fialho destaca que ser contemplado neste edital fortalece a relação entre o cinema, profissionais e o público.

– Ser contemplado nesse edital na primeira colocação, dá satisfação do reconhecimento da nossa longa jornada de pesquisa, filmagens e montagem do material, e claro, dos sacrifícios que passamos para que isso se concretizasse. Mas de nada adianta fazer arte, cultura, conhecimento e pesquisas se não houver público, com a estrutura do projeto esperamos somar 15 mil espectadores, em seis meses – destacou Fialho.

Confira o documentário a seguir e, abaixo, o calendário de exibições confirmadas para o mês de agosto:

 

 

 

Exibições no mês de Agosto

 

Hoje, às 14h, na E.E. Maria Josefina Becker | Centro, Gravataí

Dia 08/08,  às 13h30, na E.E. Salvador Canela | Castelo Branco, Gravataí

Dia 08/08, às 19h, na E.E. Carlos Bina | Parque dos Anjos, Gravataí

Dia 10/08, às 15h e às 19h30, na E.E. Heitor Villa Lobos | Cohab C, Gravataí

Dia 12/08 às 08h30, na E.M. Santa Ana | Parque Olinda, Gravataí

Dia 15/08 às 19h30, na Casa dos Açores do RS | Centro, Gravataí

Dia 17/08 às 8h, na Gravataí- E.E Tuiuti | Vila Bonsucesso, Gravataí

Dia 19/08 às 10h, na E.M.E.F Ivete Serafini | Dona Mercedes, Gravataí

Dia 25/08 às 20h30, no CTG Laço da Amizade | Parque dos Anjos, Gravataí

Dia 31/08 às 15h e às 19h30, na E.E. Gregório de Mendonça | Cidade Alta, Santo Antônio da Patrulha

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade