A exposição no Museu do Trabalho reúne óleos, quadrinhos, layouts e artes finais para a propaganda gaúcha, produzidos pelo autor entre as décadas de 50 e 80. Hoje, 21/6, o lançamento do livro tem a presença dos autores, Jouralbo e Allan Siber.
A fruta não cai longe do pé. O ditado é velho, mas é certeiro, e a prova disso é que depois de ser (re)conhecido como um dos grande quadrinhistas brasileiros, Allan Siber incentivou seu pai, Jouralbo Sieber, a retomar sua carreira. O resultado pode ser visto no Museu do Trabalho, que abrigaa partir do dia 21 de junho a exposição do artista e ainda, de quebra, o lançamento do livro O mundo segundo Jouralbo. A mostra reúne óleos, quadrinhos, e artes finais e layouts para a propaganda gaúcha, produzidos pelo autor entre as décadas de 1950 e 1980.
Jouralbo Sieber (Porto Alegre, 1930) ingressou na mítica Editora do Globo aos 15 anos de idade, em 1945, como aprendiz de desenhista. Trabalhou sob a tutela de figuras chaves na ilustração gaúcha como Ernst Zeuner e João Faria Vianna. Aos 18 anos, em 1948, fez sua primeira e única exposição de pinturas a óleo. Posteriormente trabalhou em diversas agências gaúchas como arte-finalista e diretor de arte. Em 2010, lançou seu primeiro livro em quadrinhos, o autobiográfico Ninguém me Convidou, com roteiro do filho Allan Sieber, onde conta sua trajetória profissional como desenhista.
Roteirizado pela quadrinhista carioca Cynthia B, radicada na França,e por Allan Sieber, O Mundo Segundo Jouralbo, seu segundo livro, é um apanhado de memórias, teorias e divagações enviadas por cartas entre 2012 e 2015 pra o filho Allan. Por sua vez, Allan convidou 42 desenhistas – brasileiros, argentinos, um peruano e um francês – para fazer quadrinhos em cima dessas histórias. Ele próprio, o filho, assina uma das histórias e Jouralbo, o pai, foi responsável por desenhar outras cinco.
Ao todo são 49 histórias, um número em homenagem ao artista que divide tudo em sua vida em múltiplos de sete. Não é a toa que o lançamento se dará em um dia 21.
Os quadrinhos são permeados por relatos em primeira pessoa do próprio artista e ilustrados por ele, formando um hibrido de diário, quadrinhos e memórias. Como define Jorge Furtado no prefácio “enfim, esse livro é uma mistura de Raymond Carver, Daniel Clowes, John Fante, fotonovela e curso por correspondência do Instituto Universal Brasileiro. Não há outro igual, nem parecido, nunca vi.”
: Foto de Eduardo Knapp, Folha SP
O Mundo Segundo Jouralbo, lançado pela editora Mórula Editorial, tem as participações dos seguintes quadrinistas convidados: André Valente, Bernardo França, Bruno Schier, Chiquinha, Cynthia B, Daniel Carvalho, Daniel Og, Eduardo Belga,
Elenio Pico (Argentina), EloarGuazzelli, Fabio Cobiaco, Fabio Zimbres, Fido Nesti, Gabriel Fazzioni, Caeto, Gabriel Góes, Gabriel Renner, Jaca, Jorge Alderete (Argentina), Koostella, Leonardo, Marina Barrocas,Mateus Acioli, MatthiasLehmann (França), MZK, Pablo Carranza, Pedro D’Apremont, Pedro Franz, Power Paola (Equador), Rafa Campos Rocha, Rodrigo La Hóz (Peru), Rodrigo Rosa,RomoloD’Hipolito, Sama, Santiago, Sergio Langer (Argentina), Stevz, Suryara Bernardi, Wagner William, JouralboSieber e Allan Sieber.
SERVIÇO
Evento: exposição e lançamento de álbum
Abertura: 21/6, 3ª feira, 18h30
Visitação: até 24 de julho
Horários: 3a a sáb, 13h30/18h30 / dom e feriados, 14/18h30
Local: Museu do Trabalho
Endereço: Rua dos Andradas, 230, Centro Histórico, Poa
Apoio: BD Divulgação / Mórula Editorial