3° Neurônio | quadrinhos

Sábado, às 18:30, Sharaz-De começa a contar a história da Figura Editora

Por essa o mercado editorial esperava ansioso: um novo e qualificado selo de quadrinhos, dedicado a promover obras gráficas relevantes. E o começo dessa saga empreendedora já posiciona a Editora Figura, desde Poa, como destaque no cenário nacional. A proeza reúne, no mesmo evento na Galeria Hipotética, dois visionários: Rodrigo Rosa, premiadíssimo cartunista gaúcho, e Sergio Toppi, inovador mestre italiano de hq. Cada um com seus traços e criações geniais, ambos com reconhecida projeção internacional.

 

 

Rodrigo Rosa se preparou como poucos para decolar como editor. Depois de laboriosa e brilhante carreira – 35 anos como cartunista, quadrinista e ilustrador – o artista se instalou em Barcelona, um dos principais mirantes das artes gráficas na Europa. Lá, mergulhou no mestrado de editoração e emergiu capaz de estrear em alto nível, como faz agora. A partir do lançamento do maravilhoso álbum Sharaz-De: Contos de As Mil e Uma Noites de Sergio Toppi, a Figura Editora passa de estreante a referência na área. Clap, clap, clap!

 

 

Se você dá valor às narrativas em quadrinhos, que podem ser uma das formas mais admiráveis de literatura, só há um programa para este sábado: ajudar a lotar a Galeria Hipotética (ver Serviço). À espera, regalos visuais e auditivos.  Para encher os olhos, um clássico da cultura pop dos 70, Sharaz-de: Contos de As Mil e Uma Noites, pela 1ª vez editado no Brasil, com o requinte gráfico que a obra exige. Para o prazer dos tímpanos, bate-papo com Rodrigo Rosa sobre Sergio Toppi, genial autor da adaptação da famosa lenda oriental.

Na lenda, não há quem não saiba, noite após noite a fascinante Sharaz-De consegue salvar sua cabeça ao enrolar com mil e uma histórias sem fim o sultão assassino. Na sua exuberante transposição gráfica, Sergio Toppi (1932-2012) revoluciona os quadrinhos, até ali com paginação convencional.  Talvez seja ele o pai dos fundamentos visuais que mais tarde definiriam o conceito de “novela gráfica”. Suas composições rompem as estruturas e, depois dele, nunca mais autores e leitores de hq foram os mesmos.

Revolução e obra de arte:           Sharaz-De e os labirintos de Toppi

 

Vale citar o release: A Sharaz-De de Sérgio Toppi surgiu em meio a um período de grandes inovações nos quadrinhos. Nos anos 60, os quadrinhos passam a ser reconhecidos como expressão artística genuína, e tem como expoentes o americano Robert Crumb e a geração dos comics undergrounds. Na Europa surgiu uma nova geração de quadrinistas, que foram além das temáticas infanto-juvenil. Experimentos técnicos e gráficos, narrativas não lineares, aproximaram os quadrinhos da literatura e das artes plásticas e, consequentemente, do público adulto.

É no apogeu deste período que surge Sharaz-De, em 1979, publicados em capítulos na revista Alter Alter. Sergio Toppi era um artista do mercado de ilustração editorial e publicitária, que começara a trabalhar com quadrinhos tardiamente. Ousando em seu trabalho, com força plástica e estilo exuberante, Toppi se torna um dos autores mais inovadores dessa geração de artistas vanguardistas. Foi nas páginas de Sharaz-De que Toppi consolidou um estilo no qual cada página ganha a dimensão de uma obra de arte, onde as ilustrações dão ritmo fluído à narrativa.

Nem só o singular álbum Sharaz-De ou o estimulante encontro com o novo editor Rodrigo Rosa despertam o interesse da ocasião: o próprio local do evento é um chamariz de ideias. A Galeria Hipotética, que de hipotética não tem nada, já se tornou espaço obrigatório na cena cultural de Poa. Em suas salas, sempre ocupadas com expressões de vanguarda – de quadrinhos a ilustrações, de pintura a fotografia – artistas e público circulam como se andassem na metrópole que um dia, sabe-se lá quando, Porto Alegre será.

SERVIÇO

Evento: Lançamento álbum + bate-papo com Rodrigo Rosa
Quando: Sábado, 11/6, a partir das 18:30
Local: Galeria Hipotética | Visconde de Rio Branco, 431, Floresta
Álbum: Sharaz-De: Contos de As mil e uma noites
Autor: Sergio Toppi
Tradução: Maria Clara Carneiro
Formato: 21cm x 29,7cm
Acabamento: Capa dura, p&b e 4 cores
Páginas: 160
Preço: R$ 79,90
Vendas: no local | Livrarias | Facebook Figura Editora

 

 

Para conhecer a arte e a trajetória do mestre quadrinista Sergio Toppi, acesse a WikipédiaPara mais detalhes sobre esse lançamento, acesse o Facebook da Galeria HipotéticaPara conhecer o perfil da Figura Editora e comprar o álbum, acesse o seu FacebookPara conhecer a arte e a trajetória de Rodrigo Rosa, acesse seu site e seu Facebook.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade