Prefeito Marco Alba recebeu da juíza da infância e juventude o convite para participar do lançamento do Programa no município.
O prefeito Marco Alba recebeu em seu gabinete a juíza da infância e juventude Luciana Barcellos Tegiacchi, que o convidou para participar do lançamento do Programa Justiça Restaurativa para o Século 21 do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no qual Gravataí terá uma unidade jurisdicional de referência.
O evento acontecerá no dia 24 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 15h na 28ª Delegacia de Educação (Rua Coronel Fonseca, 627- Centro).
– Queremos aproveitar a ocasião para procedermos à assinatura do Protocolo de Cooperação Interinstitucional para a introdução de práticas de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz no Juizado da Infância e Juventude de Gravataí – destacou a juíza.
O termo de cooperação tem por objetivo formar pessoas para atuarem na prevenção de demandas e situações de violência como facilitadoras de círculos sociais.
– A formação visa capacitar profissionais que já atuam na rede da infância e juventude para trabalharem como intermediadoras nessas situações de conflitos sociais envolvendo menores – explica a juíza.
O prefeito Marco Alba agradeceu pelo convite e confirmou a participação da Prefeitura como entidade parceira na assinatura do termo, assim como a sua participação no lançamento do Programa.
– O trabalho no âmbito social tem sido prioridade em nosso governo, que tem uma relação muito respeitosa e colaborativa com o Poder Judiciário. Certamente seremos parceiros em mais esta iniciativa que visa acima de tudo a redução da violência e a promoção do bem estar para a nossa população – ressaltou.
O prefeito ainda compartilhou outras ações da Prefeitura que objetivam a segurança das crianças no perímetro escolar.
– Implantamos o projeto de Segurança nas Escolas, em que a Guarda Municipal efetua patrulhamentos em todas as 74 instituições de ensino municipais. Também nomeamos 50 vigias que atuarão na segurança dos alunos dentro das escolas e trabalharão com sistema de comunicação integrado à Guarda. Além disso, estamos iniciando a instalação de gradil de concreto nas nossas escolas do município. Todas essas iniciativas tem o mesmo objetivo: zelar pela segurança e integridade das nossas crianças.
A reunião também foi acompanhada pelos secretários municipais da Educação Sonia Oliveira, da Saúde Laone Pinedo e da Família, Cidadania e Assistência Social Joice Michels.