O prefeito Marco Alba, acompanhado da primeira-dama Patrícia Bazotti Alba, e um grande número de fiéis, celebraram nesta quinta-feira (26) as atividades do Corpus Christi, promovidas pela Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, com o apoio da Prefeitura.
Centenas de pessoas foram participar da missa e procissão, que iniciou às 15h e percorreu as ruas da região central do município. Já pela manhã, se deu a montagem dos tradicionais tapetes, em frente à Matriz para receber os devotos. Na chegada à igreja, famílias contemplavam, admiradas, a confecção das peças que são tradicionais no dia de Corpus Christi.
Durante a homilia, o pároco Tarcísio Rech, resgatou o contexto e o significado da data, comemorada sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa.
– Celebramos hoje o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. A eucaristia deve ser vivida e estar presente em nós, assim como a comunhão na nossa vida em sociedade – ensinou.
Após a missa, os fiéis seguiram em procissão pelo Centro, passando por capitéis e abençoando os estabelecimentos comerciais, Hospital Dom João Becker e a sede do Paço Municipal.
Em frente à Prefeitura, onde também foi montado um capitel, o prefeito Marco Alba recebeu uma bênção especial e agradeceu pela proteção enviada.
– Esta tradicional celebração tem um significado muito bonito, pois resgata o sentido da fraternidade e comunhão. Enquanto agentes políticos, nossa missão é trabalhar para promover o bem estar da população, fazendo isso de forma conjunta para a sociedade – destacou o prefeito.
Durante a celebração foram arrecadados alimentos e peças de roupas que serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.
A celebração do Corpus Christi
Corpus Christi é uma festa religiosa muito popular em que, todos os anos, milhares de pessoas se reúnem para celebrar com missas e procissões, o Sacramento do corpo e sangue de Jesus.
A comemoração iniciou no século XIII na Bélgica na diocese de Liège, por parte da freira Juliana de Mont Cornillon, que faleceu no ano de 1258. Segundo conta a história, essa freira tinha visões onde Jesus lhe dizia para realizar uma festa litúrgica todos os anos para honrar a Sagrada Eucaristia.
A celebração da data é sempre realizada em uma quinta-feira, pois foi em uma quinta que Jesus realizou a sua última Santa Ceia com seus discípulos.
Os tapetes de rua são também um ponto forte da comemoração de Corpus Christi. Em várias cidades do Brasil são feitas decorações nas ruas por onde passa a procissão. Os tapetes são feitos com vários tipos de materiais diferentes, como serragem, areia, borra de café, flores, folhas, sendo sempre muito coloridos e feitos como verdadeiras obras de artes.
No Brasil a tradição de enfeitar as ruas com tapetes feitos de diversos materiais para a procissão começou na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, que é hoje uma cidade histórica.