Os secretários municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Selma Fraga e João Maria Campos, embarcaram domingo rumo ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA), berço de startups que se tornaram gigantes, como Google e Facebook, como o Seguinte: reportou dia 26 em Gravataí vai ao Vale do Silício.
A missão internacional é de iniciativa do Instituto Caldeira, que mobilizou uma série de empresários, startups, instituições de ensino e governos. Em busca de trazer novidades e novos negócios para Gravataí, os secretários já cumpriram agendas no Consulado Brasileiro, na Apex Brasil, na Amazon e na Universidade de Berkeley.
Consulado Brasileiro l Apex-Brasil
No Consulado-Geral do Brasil em São Francisco, os secretários foram recebidos pelo cônsul-geral adjunto, Eugenio Garcia, e pelo analista de gestão e negócios da Apex-Brasil Emanuel Figueira.
No tocante ao governo federal, Eugenio apresentou as ações que visam incentivar a exportação, a importação e o posicionamento de mercado no exterior. Entre as iniciativas, estão os Setores de Promoção Comercial (SECOMs) e os Setores Especializados em Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs).
Já Emanuel Figueira destacou que a Apex é uma autarquia do governo brasileiro, com a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.
Como resultado do encontro, foi possível aproximar a administração municipal de Gravataí com estas agências do governo federal, abrindo novas possibilidades de investimento e de fomento ao turismo.
Amazon
Em outro compromisso, os secretários visitaram o Centro de Inovação da Amazon, onde foi apresentada a cultura de inovação da empresa, a partir do livro “The Amazon Way: 14 Leadership Principles Behind the World’s Most Disruptive Company”, de John Rossman.
Em uma jornada de muito conhecimento, os secretários aprenderam mais sobre o modelo de negócios da Amazon, que busca entender as necessidades do cliente e executar seus serviços com agilidade, partindo do princípio de que sem velocidade não há inovação. Também foi apresentado o plano de carreira dos funcionários.
Ao longo do livro, que norteou o encontro, também são levantadas temáticas como a “Obsessão pelo cliente”, “Conquiste a Confiança dos Outros”, “Insista nos mais altos padrões”, “Pense Grande”, entre outras.
Universidade de Berkeley
Finalizando o primeiro dia no Vale do Silício, os secretários visitaram o campus da Universidade da Califórnia em Berkeley, onde participaram de uma aula com Naeem Zafar, empresário, professor e investidor especialista em empreendedorismo e inovação.
De acordo com Selma, a agenda com o professor Zafar foi uma verdadeira aula, na qual foi possível ter ainda mais certeza sobre as tendências que já conhecemos, como o metaverso, as NFTs e a inteligência artificial. Entre os destaques de Naeem Zafar, está a preocupação dos países desenvolvidos com relação à educação, ao envelhecimento e à qualificação da mão de obra.
Na ocasião, foi apresentado o programa do governo municipal Usina de Talentos, que busca qualificar jovens para atuar no mercado da tecnologia. Segundo Zafar, Gravataí está no caminho certo, mas precisa potencializar o programa, de forma que seja possível estimular os alunos para que permaneçam qualificando-se.
Naeem Zafar também parabenizou Gravataí por ter um governo municipal que pensou em criar legislações modernas sobre inovação e tecnologia.
Vale do Silício
É denominada como Vale do Silício a região localizada na baía de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. Nesta localidade, estão alocadas startups que atingiram patamares gigantes, como a Apple, o Facebook, a Amazon e o Google.
Os secretários João Maria Campos e Selma Fraga seguem no Vale do Silício até a sexta-feira.
Assista entrevista de Selma Fraga ao Seguinte: antes do embarque