Com a nova estrutura aberta na manhã desta terça-feira, 14, parte do público que hoje recorre à UPA Boqueirão e ao HU pode ser atendida no Centro enquanto se busca a contratação de mais pediatras
Já está de portas abertas o Centro de Atenção à Saúde da Criança de Canoas, espaço que disponibiliza atendimento infantil para casos com sintomas leves e moderados, como dores abdominais, de cabeça e febre baixa, dentre outros. No local, além da consulta médica, se necessário é feita medicação e encaminhamento para exames. Em menos de uma hora da abertura, dez crianças já estavam em atendimento no novo espaço.
Eduarda Lackarey, mãe do Miguel, de 7 anos, foi a primeira a chegar. “Fiquei sabendo pelas redes sociais que hoje abriria este espaço e, como ele não amanheceu bem, resolvi vir direto aqui. Foi nossa primeira opção e fomos muito bem atendidos”, conta a mãe. Com dificuldades de encontrar atendimento pediátrico, inclusive na rede particular para a filha Gabrielly, de 8 meses, a professora Taís Guimarães optou por procurar consulta no Centro da Criança. “Está muito difícil conseguir atendimento infantil neste período de frio. E este espaço vai ajudar muito. O lugar é acessível e muito bem organizado”, resume.
O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, lembrou que o Estado está vivendo um momento turbulento na Saúde e, em Canoas, não é diferente. “Mas estamos trabalhando diuturnamente, a Prefeitura não está parada, e estamos buscando soluções para garantir o atendimento para as crianças. Estamos fazendo todos os esforços para que a sociedade receba aquilo que ela espera.” Já o secretário da Saúde, Aristeu Ismailow, explicou que o Centro tem a previsão de funcionar temporariamente durante todo o inverno. “Porém, se for realmente resolutivo para as crianças, manteremos como um serviço permanente”.
O Centro de Atenção à Saúde da Criança funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Rua Guilherme Schell, 6184, Centro, com atendimentos para população recém-nascida até os 12 anos.