Dilamar Soares deu mais uma invertida no PDT de Gravataí. Anunciou apoio a Deise Maranata, primeira-dama de Guaíba, como candidata a deputada estadual pelo partido nas eleições de 2022.
– Mexeu com Dila, mexeu comigo – avisa o prefeito Marcelo Maranata, em vídeo enviado ao Seguinte:.
O vereador em terceiro mandato, para quem não sabe, é ameaçado de expulsão por suposta infidelidade partidária desde que votou a favor da reforma da previdência do prefeito amigo, Luiz Zaffalon (MDB).
Assista ao vídeo e, abaixo, sigo.
A invertida anterior protagonizada por Dila foi ao empregar como seu chefe de gabinete na Câmara Josué Bitelo, hoje primeiro suplente do partido em Gravataí.
Os outros vereadores da bancada, Bino Lunardi e Thiago De Leon, que inclusive é o presidente municipal nomeado em comissão provisória, não tinham aberto espaço para os partidários que, ao somarem votos para a legenda na eleição de 2020, ajudaram a elegê-los pelo coeficiente eleitoral.
O líder comunitário da Costa do Ipiranga ficou como segundo suplente na eleição, com 656 votos, mas hoje é o primeiro porque a digital influencer Daiana Luz, que fez 810, foi para o União Brasil e é apresentada como candidata a deputada federal.
Seria Josué a, em uma improvável cadeia de acontecimentos, assumir como vereador no caso de Dila ser processado em comissão de ética pelo partido, expulso e com a cassação confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os outros suplentes não fizeram os 10% do coeficiente eleitoral exigidos por lei, e no PDT ficou apenas a bióloga Daniela Diedrich.
Evandro Raupp e Nando Trindade, são, hoje, vice-presidente e secretário-geral do Podemos.
Na invertida mais recente, Dila ganha a ‘proteção’ do prefeito mais importante do PDT no Rio Grande do Sul. Guaíba é a maior cidade administrada pelo partido e, no ano que vem, como reflexo da pandemia – onde o município da celulose seguiu ganhando com a venda de papel, e em Gravataí a GM pouco vendeu carros – deve nos ultrapassar em retorno de ICMS.
Ao fim, como observei ao relatar a ‘Invertida Número 1’, em O ’vereador infiel’ para o PDT de Gravataí foi mais o fiel; Brizola e a cauda do dia do ouroboros, do jeito certo, ou errado, Dila ganhou mais um ‘habeas corpus político’, porque faz o que o partido não fez pelos seus, empregando Josué, o primeiro suplente e último presidente eleito pelo voto, e agora, quando se desconfiava do apoio dele aos Alba (MDB), anuncia aliança com os Maranata (PDT).
O ‘infiel’ foi fiel ao partidário desempregado melhor colocado na eleição e vai apoiar candidatura do partido.
Lembra mais uma vez um causo sobre Brizola. Diz que, depois de, num comício, defender com a competência que ninguém discute seus inatacáveis pontos de vista socialistas, perguntou a um companheiro mais simples o que tinha achado do discurso.
– Olha – respondeu o companheiro – apesar de tudo que o senhor disse, que foi impressionante!, eu ainda prefiro o socialismo.