O prefeito Luiz Zaffalon assinou a ordem de início da construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Granville. A iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo que cuida da atenção primária à saúde. A previsão de entrega da unidade é de 12 meses.
– A comunidade terá, dentro de um ano, um posto com uma estrutura moderna e bem equipada, com salas adequadas para os atendimentos na área da saúde. Essa é uma forma de poder retribuir à sociedade aquilo que ela deseja e merece – disse Zaffa, que lembrou que Gravataí destina 23% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% previstos na Constituição Federal.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a estrutura proporcionará a qualificação do atendimento à população. O secretário salientou que Gravataí possui uma das maiores coberturas da Atenção Primária da região metropolitana:
– Pretendemos seguir avançando em nossos serviços, repetindo atos como esse de hoje. Ficamos felizes com o início deste trabalho de reestruturação das unidades, que trará grandes ganhos para todos.
Ainda conforme o secretário, essa qualificação irá permitir uma melhora significativa para a saúde no bairro, sendo possível a promoção de mais ações ao redor da comunidade. Duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e uma equipe de Saúde Bucal (ESB) irão compor a equipe de atendimento.
– Por meio do Programa Qualifica Atenção Primária, a secretaria oferece atendimento estrategicamente localizado mais próximo à população, buscando maior interação com as comunidades dos bairros gravataienses – ressaltou Régis.
Cerca de 3 mil pessoas são atendidas, diariamente, na Atenção Primária, que promove um serviço qualificado aos munícipes, tendo em vista a manutenção para a saúde e a ampliação do acesso à rede SUS. O município conta com 20 unidades de saúde da família (USFs) e nove unidades básicas de saúde (UBSs), que, além de qualificar o atendimento, proporcionam mais qualidade de vida aos cidadãos.
Também presente durante a oportunidade, o vice-prefeito Dr. Levi Melo destacou a importância da realização do empreendimento, visto que cerca de 80% das situações médicas são resolvidas na Atenção Básica, principal porta de entrada aos serviços de saúde por parte dos usuários.
– Isso mostra que o governo está empenhado em melhorar a saúde da população e tem trabalhado forte para a construção e melhoria dessas unidades – enfatizou.
Conforme a coordenadora da USF Granville, Miriani Felinkoski, a construção da nova unidade, de 466 metros quadrados, irá permitir uma qualificação de atendimentos à equipe e à comunidade.
– Gostaria de expressar minha alegria e gratidão por esse momento tão esperado por nós servidores e pela comunidade. A nova unidade de saúde vai garantir condições adequadas para o desenvolvimento das ações da ESF, o que vai qualificar ainda mais nosso processo de trabalho – disse.
Também estiveram presentes na ordem de início, a primeira-dama Marlene Zaffalon; o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht; o ex-prefeito de Gravataí Marco Alba; a deputada Patrícia Alba; secretários municipais; vereadores municipais; e servidores da SMS.