POLÍTICA

CANOAS | Em busca do Avante, Edegar Pretto almoça com Nedy: o ‘Plano Lula lá’

Edegar Pretto e os petistas Paulo Ritter e Nelsinho Metalúrgico almoçaram com Nedy e o staff do Avante na Churrascaria Vitória

Candidato a governador faz aproximação estratégica com partido emergente de olho no Piratini e, claro, no Planalto

É um namoro que tem tudo para dar em casamento: o PT de Edegar Pretto, candidato a governador, esteve em Canoas nesta terça-feira, 21, para um almoço bem proseado com o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, e o staff do Avante no RS. O prato principal nem foram os suculentos assados da Churrascaria Vitória, mas a parceria que pode por, juntos, PT e Avante na disputa pelo Piratini. E de sobremesa, Lula na presidência da República.

Explico.

O PT vem construindo uma aliança que viabilize um palanque forte para Lula no Estado. Com indicação do próprio presidenciável, o diálogo com PCdoB, PV e PSol tem sido prioridade, além de uma ainda difícil aproximação com o PSB de Beto Albuquerque, também candidato. O desejo de Lula é ter PT e PSB na mesma chapa, como acontecerá na corrida presidencial, mas as questões do relacionamento local entre petistas e socialistas, digamos, ainda não foram superadas.

Enquanto as coisas não se resolvem, Edegar Pretto segue o périplo em busca de apoios que possam reforçar sua presença na eleição. E é aí que o Avante se apresenta como o ‘par perfeito’ para uma dança – e, até, uma guinada.

É que o Avante não é de esquerda. É de Centro. Tem candidato a presidência – André Janones, que no dia 4 vem emprestar seu apoio à candidatura de Anderson Dorneles para deputado federal, no CTG Raízes da Tradição, em Canoas. A avaliação cada vez mais consolidada de que o campo de esquerda não tem muito para onde crescer impele o partido ao Centro. Aliás, se Lula quiser vencer, não basta superar Bolsonaro: ele precisa do Centro para ter maioria, para governar e manter o mandato, em última instância.

De certa forma, é o que Edegar Pretto faz ao movimentar-se em direção ao Avante.

A escolha por Canoas ainda tem outro aspecto que vale a consideração. Há uma clara deferência a Nedy, o prefeito em exercício conhecido por ser ‘jeitoso’ no trato político. Com seis mandatos de vereador e um de deputado estadual, fica a vontade numa mesa com essa. E mesmo que não esteja mais na presidência do Avante estadual, Anderson Dorneles também fica. Ele é a ponte que liga o papo daqui com o Avante de lá.

Nem que seja para estar com Lula só no segundo turno.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade