Reunião esta semana entre a diretoria do hospital, Saúde e Escritório de Projetos também tratou da criação de um Banco de Leite Materno
Não é segredo para ninguém que a pandemia de Covid-19 engrossou a fila de espera por cirurgias e exames que exigiam capacidade hospitalar. Há muita gente esperando por procedimentos, muitos dos quais, urgentes. No ano passado, um balanço divulgado pelo governo informava que haviam mais de 20 mil consultas, cirurgias e exames represados nos sistema público em toda a cidade – alguns nessa situação mesmo antes da pandemia, outros agravados em consequência exatamente do contágio pelo coronavírus, que deixa sequelas.
Uma saída para destar o nó desse tipo de procedimento sao os mutirões. E foi esse o tema de uma conversa entre a direção do Hospital Universitário, o HU, e a secretária do Escritório de Projetos da Prefeitura de Canoas, Joceane Gasparetto, com a diretora de Licitações, Contratos e Convênios da Secretaria Municipal de Saúde, Débora Vianna, e outros técnicos da prefeitura.
A ideia é dar início ao planejamento de mutirões de consultas e cirurgias reprimidas em diferentes áreas médicas, como traumatologia, cardiologia, urologia, otorrinolaringologia, ginecologia, entre outras, foram abordadas no encontro. Grana para isso? Emendas parlamentares. Canoas recebeu inúmeras ao longo do ano – especialmente em razão das necessidades da pandemia; agora, podem ser usadas para recuperar exatamente o que a pandemia fermentou: a fila de espera. A proposta ainda será apresentada ao prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, para validação e ajustes, mas não deve ser na mesa dele que a coisa enferrujará.
Conforme informação divulgada pela Prefeitura, a diretora-geral do HU, Ana Paula Macedo, disse que a equipe do hospital está fazendo um levantamento atualizado de todas as cirurgias, procedimentos e consultas represadas na instituição. Mas, conforme informações gerais da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 238 pessoas aguardam cirurgias na área da traumatologia e 257 na área ginecológica, por exemplo.
Ainda durante a conversa, foi tratado sobre a estruturação de um Banco de Leite para o Hospital Universitário. Vale lembrar que é lá que nascem a maioria dos novos canoenses – os demais, vem ao mundo no Hospital Nossa Senhora das Graças. Nos próximos dias, o Escritório de Projetos deve começar a desenvolver o projeto.
Uma resposta
Ana Paula Macedo ? A ex secretaria da Saúde de Estância Velha idônea uma barbaridade!!!!