Dando seguimento às exposições artísticas e visuais da 6ª edição do Prêmio Dana no município, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), promoveu, na última quarta-feira, 3, a abertura de mais uma exposição artística. Essa é a segunda, das seis obras contempladas.
Desta vez, a exposição apresentada foi da autora e pesquisadora, Daiana Schröpel, trazendo o “Observatório de Relações Interespecíficas em Contextos Extremos- Orice”, que levou a categoria de Territórios Expandidos na premiação.
A exposição da artista é composta por fotografias, peças gráficas e vídeos, com enfoque no Orice, segmento vinculado ao Instituto Allotria de Análises e Intervenções Antrópicas Investigativas (IAAIAI). Segundo Daiana, a proposta da sua exposição tem como objetivo desenvolver procedimentos de interpretação e de tradução de linguagens não humanas, voltado para espécies e colônias de fungos.
Para a diretora de Cultura da SMCEL, Alini Muniz, que esteve prestigiando a abertura, o trabalho de Daiana permite um conhecimento maior sobre as relações ecológicas interespecíficas adaptadas na arte.
– É gratificante entender um pouco mais da nossa cultura sob o olhar artístico – destacou.
O Prêmio Dana é promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da SMCEL. Com financiamento da empresa Dana, a atividade conta com o apoio do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Rio Grande do Sul, da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e da SOGIL.
De acordo com a SMCEL, o “Encontro com a Artista” está previsto para o dia 10 de agosto às 10h, no Quiosque da Cultura. O evento irá receber um grupo de alunos da Escola Estadual Carlos Bina, que terão transporte gratuito disponibilizado pela SOGIL, por meio do Programa Educativo-Cultural, do Quiosque. O objetivo do projeto é possibilitar o contato de alunos da rede de ensino público e de atendidos por instituições assistenciais de Gravataí com a arte, a partir de visitas guiadas pelas exposições premiadas.
A exposição “Observatório de Relações Interespecíficas em Contextos Extremos- Orice” ficará disponível até o dia 25 de agosto no Quiosque da Cultura, recebendo visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.