A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) definiu, em reunião do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (Comcet), a realização do primeiro Prêmio Inova Gravataí.
Com reconhecimentos para iniciativas relacionadas a áreas como educação e indústria, a premiação ocorrerá no último dia de outubro, com local ainda a ser divulgado.
O Troféu será inspirado no projeto, de iniciativa da Smict, Gravataí 2031, que almeja que em 10 anos Gravataí esteja em um alto nível de desenvolvimento tecnológico, passando a ser vista como Vale do Silício da Região Sul do Brasil.
O prêmio é amparado pela Lei Ordinária Nº 4364/2021 do município de Gravataí, que separa inovação e tecnologia em seus ecossistemas pois, para um projeto ser inovador, não necessita sempre haver tecnologia envolvida.
Com premiação para as categorias projeto inovador de educação básica e de educação superior, pequenas e médias empresas do varejo e indústria, grandes empresas do varejo e indústria, startup mais inovadora e projeto inovador de grande impacto, a secretária Selma Fraga vê no prêmio uma forma de valorizar as iniciativas locais, que, com inovação, tem potencial para transformar a vida das pessoas e a realidade das instituições:
– A ideia do prêmio é dar destaque para instituições que tiverem inovações relevantes e que trazem benefícios para o município com seus modelos de negócios, atraindo assim outros investimentos.
Outra definição da reunião foi a realização da Hackathon, uma maratona, promovida pelo governo municipal, junto com a Smict, de 48 horas, em que grupos reúnem-se para a resolução de um determinado problema.
O desafio tem como público-alvo pessoas da área de programação, design, comunicação e RH. O problema em questão (definido pelo Comcet), será linkar ofertas de emprego com a mão de obra adequada/requisitada. O hackathon ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de outubro.
A primeira edição do Startup Gravataí digital, bem como o terceiro ciclo do Startup Gravataí versão start, a primeira edição do Startup Gravataí kickoff, cujo objetivo é capacitar jovens saindo do ensino médio e até empreendedores já do ramo e o Like a Boss, uma competição entre startups, em parceria com o Sebrae, a ser realizado de 6 a 9 de outubro, também foram pautas do encontro que ocorreu, pela primeira vez na sede da Smict.
Estavam presentes na reunião a secretária de inovação, Ciência e Tecnologia Selma Fraga; o secretário suplente da Smict Robson Andrei dos Santos; a nova secretária-executiva do Comcet Marsala Constante; a coordenadora do Projeto Usina de Talentos da Smict Nayala Ramos; o presidente da Câmara dos Vereadores de Gravataí Roger Corrêa; o representante do Sebrae João Neto; o representante da Smdet (Secretaria municipal de desenvolvimento e turismo) Anderson Pacheco; a diretora executiva da AGTI Ana Paula Valério; o representante do Sindilojas Rodrigo Silva; o representante do Acigra Rafael Stumpf; as professoras da escola Dora Dimer Luise Barbosa e Camila Aquistapace e os representantes da empresa Wise Paulo Renato Ardenghi e Rafael Dal Moro.