Percebi confusão nas redes sociais sobre o novo shopping projetado para as margens da freeway, que reportei em Projeto prevê novo shopping em Gravataí; São 2,5 mil empregos diretos e 7 mil indiretos.
Primeiro, o óbvio. Não é a Prefeitura quem vai construir o shopping, como entenderam alguns que, no Grande Tribunal das Redes Sociais, pediram prioridade na construção de um hospital.
Segundo, não é correto comparar o projeto do novo empreendimento com o Gravataí Shopping Center, que é um shopping tradicional e tem uma série de espaços para lojas desocupados.
Terceiro, a localização no Km 79, próximo ao Prado Bairro-Cidade, condomínio de luxo, não significa que será um ‘shopping de elite’. Pelo contrário. É um ‘shopping de descontos’.
O que chegou à Prefeitura é a proposta de construção de um shopping de outlets pelas empresas Medabil e Creative, com a administração da AD Shopping.
O projeto ainda é sigiloso, mas o Freeway Outlet, se seguir o modelo norte-americano, será como um ‘shopping a céu aberto’, com 83 lojas, no terreno de 70 mil metros quadrados, que prevê área construída de 29 mil metros quadrados e capacidade para receber 500 mil visitantes por mês.
Os shoppings de outlets são conhecidos por reunirem (em saídas de regiões metropolitanas, para aproveitar potenciais compradores em trânsito, como é o caso da localização privilegiada de Gravataí, na BR-190) fabricantes e lojas que você encontra em shoppings tradicionais, mas com preço mais baixo.
São produtos que por algum motivo não fizeram sucesso na loja e sobraram no estoque. É a oportunidade de comprar uma marca famosa com até 80% de desconto.
Um exemplo são os shoppings de outlets da rede mais famosa dos EUA, a Premium, montados como enormes shoppings a céu aberto, com foco mais nas lojas do que em opções de entretenimento como cinemas.
No Brasil, para efeitos de comparação, o Outlet Premium São Paulo, que fica na Rodovia dos Bandeirantes, tem mais de 100 lojas de fábrica ou representantes de marcas estrangeiras como Ellus, Nike e Lacoste, além de infraestrutura com praça de alimentação e restaurantes, como o Outback e Applebee’s.
– O projeto está andando na Prefeitura. O projeto ambiental deve ser entregue de 15 a 20 dias – informa o prefeito Luiz Zaffalon, que se reuniu com empresário na Casa de Gravataí na Expointer, mas não pode falar mais sobre o empreendimento.
Ao fim, aguardemos a divulgação pública do projeto.
Reputo – apesar de entender a desesperança de alguns, com a demora de 10 anos para a construção do Zaffari da 61 e o fracasso comercial dos atuais shoppings de Gravataí e Cachoeirinha – feio é secar um empreendimento de 2,5 mil empregos direitos e 7 mil indiretos.