Com o objetivo de aumentar o índice de imunização de crianças a partir de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, na tarde da terça-feira, a vacinação de reforço contra a poliomielite na Praça da Bíblia e no Parcão da 79. Até esta sexta-feira, 30, a aplicação das gotinhas ocorre das 13h30min às 17h. Além disso, o Gravataí Shopping Center oferece a proteção contra a paralisia infantil desde ontem. Também até a próxima sexta-feira, o local estará aberto das 18h às 20h30min.
– São só duas gotinhas que podem fazer com que as nossas crianças não tenham o retorno dessa grave doença. Desde 1989, não temos casos diagnosticados de paralisia infantil no Brasil. Porém, os índices de vacinação no último ano caíram de maneira assustadora. Precisamos aumentar a cobertura vacinal para que nossas crianças fiquem seguras em relação à pólio – ressaltou o prefeito em exercício Dr. Levi Melo.
O secretário substituto da Saúde, Bruno Palaver, reiterou a necessidade de as crianças se protegerem contra a enfermidade.
– Nossa geração, principalmente os mais jovens, não passou pelos problemas que a pólio causou no passado. Então, é importante nós reforçarmos isso. Não queremos que essa doença volte e traga sequelas irreversíveis – disse, lembrando que todas as 29 unidades de saúde do município continuam ofertando a imunização.
Na Praça da Bíblia, em frente à Prefeitura, as funcionárias da Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa) Jaqueline Limberger e Gabriela Pacheco, acompanhadas pela voluntária Ana Carolina Maciel, faziam busca ativa, durante a tarde, para aplicar as gotinhas em crianças de até 5 anos incompletos.
– As pessoas acham que o reforço não é necessário por estarem com a caderneta de vacinação completa de seu filho. Mas é, sim, importante reforçarmos a vacinação para voltarmos a atingir os índices recomendados contra a pólio – apontou.
Ideia partilhada pelos também servidores da Viemsa Fábio Curi e Leila Kieling.
No Parcão da 79, diversas crianças foram abordadas e mais de uma dezena delas aproveitou para receber as gotinhas e ficar com a proteção em dia. Após isso, recebiam balões e pirulitos.
Poliomielite
Causada pelo poliovírus, a poliomielite é uma doença altamente transmissível que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total em poucas horas.
O vírus é transmitido, principalmente, por contato direto pessoa a pessoa pelas vias fecal-oral e, em menor frequência, por água ou alimentos contaminados. Em casos graves, a doença pode causar sequelas irreversíveis e levar à morte.
Além dos mutirões realizados ao longo desta semana, um grande evento de vacinação está sendo organizado em parceria com o Rotary Gravataí, no dia 8 de outubro, alusivo ao Dia das Crianças, em praças públicas próximas das unidades de saúde da Morada do Vale, Bonsucesso e Nova Conquista.