RAFAEL MARTINELLI

#DasUrnas | Thiago De Leon foi a grande surpresa da eleição em Gravataí; E em um partido em extinção

No #DasUrnas, siga a análise da eleição de 2022.


Thiago De Leon (PDT) foi a grande surpresa da eleição em Gravataí.

O vereador, eleito para o primeiro mandato em 2020 com 1.603 votos recebeu na aldeia 12.365 (9,26%) dos 16.733 votos que fez no Rio Grande do Sul para deputado estadual.

É o professor que doa metade do salário de vereador para escolas públicas estaduais e prometia fazer o mesmo caso eleito para Assembleia Legislativa.

Já critiquei a proposta em Vereador de Gravataí doar salário é bom para escolas e ruim para política, por achar elitista, e só permitida a alguém como ele, que mora na nobre Paragem Verdes Campos.

Mas inegável que deu certo. Prometia doar meio milhão em quatro anos.

Além de uma campanha moderna nas redes sociais.

Não foi eleito por cerca de 8 mil votos; pouco frente ao eleitorado gaúcho.

Reputo a votação de De Leon é magnífica porque o PDT do qual é presidente, disse a ele hoje, é um partido em extinção.

Nacionalmente, Ciro Gomes, que perdeu para Simone Tebet, sambou no caixão de Brizola ao tratar Lula, com todos os defeitos que tem, e os tem muitos, com Bolsonaro, que tem defeitos.

Em Gravataí, não recebeu apoio daquela que, teoricamente, era a maior força do partido, Anabel Lorenzi, que recebeu 13.181 votos como candidata a prefeita em 2020.

Os outros dois vereadores também não o apoiaram. Dilamar Soares apoiou Deise Maranata, esposa do prefeito de Guaíba Marcelo Maranata, casal bolsonarista e evangélico, como daqui a alguns dias acolherá o parlamentar gravataiense na aspersão do batismo.

Bino Lunardi apoiou Patricia e Marco Alba. Até ‘nomeou’ casas e comércios de cima do carro de som.

Dos Grandes Lances dos Piores Momentos, De Leon, como presidente, com a herança de Anabel, e mais atrás com a saída do casal Daniel e Rosane Bordignon, perdeu todos os suplentes a vereador do partido.

Símbolo pedetista, o ex-vereador José Amaro Hilgert, o ‘cara’ do falecido ex-prefeito José Mota, pilhou pela expulsão de Dila e Bino por votarem a favor da reforma da previdência do prefeito de Gravataí Luiz Zaffalon (MDB) e, em Cachoeirinha, está em fotos segurando a bandeira do prefeito em exercício Cristian Wasem (MDB), candidato à Prefeitura na eleição suplementar de 30 de outubro e que, nos posts recentes de sua campanha, apareceu sorridente ao lado do novo senador gaúcho, o flamenguista, fala chiada e cabelo pintado, Hamilton Mourão, vice-presidente da República.

Ao fim, De Leon é a grande surpresa da eleição. Muitos vão bater na sua porta de olho na disputa pela Prefeitura em 2024. Por ele, porque o PDT já era.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade