Animadíssimos, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Suely Silveira Soares, de Gravataí, produziram um ‘muro das artes’, de quatro metros de largura, 11.970 quadrados, no Projeto Lidera.
Os líderes e vice-líderes das turmas de anos finais, mediados pela professora da disciplina de artes Roberta Weingartner, receberam os pequenos alunos dos anos iniciais que voluntariaram-se para ajudar na grande pintura da parede externa do refeitório, localizada em frente ao corredor da biblioteca.
O painel em Pixel Art é o quarto realizado pela equipe de líderes da escola. Desde agosto de 2021, com a inauguração da escola e o início Projeto Lidera, os alunos pintaram um painel em Doodle Art, inspirado no artista Mr. Doodle, que tratava-se de um esboço dentro da biblioteca, com pequenos detalhes das capas dos livros presentes. Além disso, um painel inspirado na prática esportiva, de autoria do artista Waldemar Max, foi pintado na quadra da escola.
Segundo a professora Roberta, a criação dos murais permite que os alunos apropriem-se do espaço que ocupam.
– Além de exercitar o que veem em aula, eles ajudam a cuidar – disse a docente que explicou que a inspiração para o painel em Pixel Art surgiu, após uma aula de artes, quando foi apresentado aos alunos um evento virtual denominado “Place”, no qual pessoas do mundo todo podiam colorir quadrado por quadrado (os chamados pixels), durante três dias.