EDUCAÇÃO

Professores da rede municipal de Gravataí participam de capacitação para robótica e programação

Doze professores da rede municipal de ensino participaram do segundo dia de capacitação para ministrar aulas de robótica e de programação. O treinamento está sendo ofertado pela LEGO Education Academy e ministrado pelo treinador de professores Davi Nascimento.

Para a secretária da Educação, Magda Ely, essa formação representa uma nova etapa na educação da rede municipal.

– A introdução da robótica e da programação na educação vão além de somente tornar a educação mais tecnológica. Elas abrem horizontes para novas aprendizagens, melhoram o desempenho dos alunos em sala de aula, ampliam as relações extraclasse e com os colegas, pois estimulam o trabalho em equipe – salienta.

Neste segundo e último dia de formação, foi apresentado aos docentes o kit de robótica LEGO Spike Prime, utilizado no ensino da robótica para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Além disso, os professores participaram de uma simulação da competição FIRST LEGO League (FLL) na categoria Challenge, competição de robótica direcionada a crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos.

Os professores também tiveram um momento de imersão na Cultura Maker, onde foram reforçados valores de trabalho em equipe e compartilhamento de saberes. Emocionada, a professora Camila Scussel, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vinícius de Moraes, relembrou a participação da equipe da escola no último FLL.

– Foi muito bonito de ver, pois as outras equipes não torciam contra as outras equipes, elas ajudavam umas às outras, diziam que queriam que todos cumprissem os desafios – contou.

Camila também comemorou os investimentos que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), tem feito em uma educação mais tecnológica.

– Eu acredito que isso não é mais nem o futuro, mas o presente dos nossos alunos. Nós pudemos ver, ainda mais, nesta capacitação, como os alunos irão ganhar com a implementação deste conhecimento em nossas escolas.

A secretária rforça que “o governo municipal não tem medido esforços para destinar recursos e serviços para a educação de Gravataí”.

– Em 2021, um olhar mais tecnológico levou a prefeitura a investir mais de R$ 3 milhões na aquisição de lousas digitais para todas as escolas do município, além de adquirir 2 mil notebooks para os professores – exemplificou.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade