As alunas Fernanda, Flávia, Francine e Nycolly, integrantes da equipe de Cultura Maker e Robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Suely Silveira Soares, conquistaram o segundo lugar no 3º Desafio AEA – IGM de Manufatura Avançada.
As adolescentes apresentaram, de forma on-line, o projeto de criação de um aplicativo de mapa digital para o bairro Residencial Breno Garcia, maior conjunto habitacional popular da Região Sul do Brasil.
O principal objetivo do aplicativo é facilitar a vida de moradores, trabalhadores e visitantes quanto à localização de serviços e estabelecimentos comerciais do bairro, fomentando o comércio local.
Integrantes da única equipe do Rio Grande do Sul classificada para a etapa final do desafio, as alunas já haviam apresentado o estudo de viabilidade deste projeto durante o 1º Torneio de Robótica de Gravataí. As quatro estudantes da equipe participam do desafio desde setembro, orientadas pela professora Graziane de Souza Arruda, e escolheram o nome Lego Monsters para representá-las.
As alunas serão contempladas com um kit de robótica Arduino, além de um curso ministrado pelo Laboratório Aberto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de introdução a Arduino. Além disso, a professora responsável pela equipe também será contemplada com um kit de robótica.
De acordo com Graziane, as alunas estavam muito apreensivas no momento da apresentação do trabalho.
– O formato em que deveria ser apresentado tem um limite mínimo e máximo de tempo, o que deixou as meninas muito nervosas. Quando anunciaram os vencedores, a equipe toda ficou muito eufórica – disse orgulhosa.
O Desafio AEA – IGM de Manufatura Avançada é uma competição que visa difundir a cultura de empreendedorismo e inovação na comunidade estudantil de escolas públicas, visando a inclusão de alunos do ensino público brasileiro em desafios de inovação.
Para a secretária da Educação, Magda Ely, a conquista dos alunos representa uma vitória ainda maior para a educação.
– É com este retorno que podemos ver que a educação municipal está na direção certa. Não poderíamos estar mais felizes com a participação dos alunos neste desafio. Não só por sua vitória, mas porque o interesse deles nas atividades extracurriculares mostra a importância da integração da tecnologia e da inovação no currículo escolar – salientou.