O secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Camara Medeiros, visitou Gravataí em agenda para conhecer municípios que se destacaram no Previne Brasil. O município alcançou a primeira colocação no ranking (ISF 8,07) entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O programa do Ministério da Saúde mede a qualidade da saúde e serve para o financiamento das ações na Atenção Básica.
– Temos uma rede de saúde ampla e com profissionais qualificados, grandes responsáveis por essa conquista tão expressiva. Nossa gestão trata a Atenção Primária como prioridade, sempre buscando qualificar ainda mais o atendimento ofertado à população – comentou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, que recebeu o secretário nacional na Secretaria Municipal da Saúde ao lado do prefeito Luiz Zaffalon e o vice Dr. Levi.
Entre os indicadores avaliados no ranking do Previne Brasil e destacados no município, estão índices como a proporção de gestantes com, pelo menos, seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação, e a proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde (APS) contra doenças como tétano, difteria, hepatite B e poliomielite. A proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado é outro componente a fazer parte dos sete indicadores analisados.
– Tem sido motivo de muito orgulho percebermos os avanços na nossa rede de saúde. Estamos trabalhando para, em breve, termos a melhor rede de saúde do Estado. Até o final do governo, dez unidades serão construídas, o que se reflete na qualidade dos atendimentos aos nossos profissionais e aos nossos usuários diariamente – completou Régis.
Ao longo do encontro, o secretário municipal da Saúde substituto, Bruno Palaver, apresentou as unidades de saúde que estão sendo construídas pelo governo municipal, empenhado na melhora da saúde da população. Estão em andamento as obras das unidades de saúde Granville, Itatiaia, Vila Branca, Érico Veríssimo, Aristides D’ávila, Cohab B e Morada do Vale, todas previstas para serem entregues ainda no próximo ano. Outros três postos devem ser construídos até o final de 2024, tendo em vista a ampliação da cobertura assistencial e estrutural das unidades.
Outro tópico abordado foi a recente nomeação pelo prefeito Luiz Zaffalon de 29 novos médicos para atuação na rede municipal de saúde, aprovados no Concurso Público nº 01/2022. Entre os profissionais chamados, estão médicos clínicos, pediatra e ginecologistas para atuação em UBSs e médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) para atuação nas USFs. Assim, diversas unidades serão contempladas com a chegada destes profissionais.