SAÚDE

Gravataí capacita sobre cuidados com o recém-nascido e amamentação

O Programa Bebê Saúde/PIM, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu uma capacitação sobre cuidados com o recém-nascido e a amamentação. Ao longo do evento, ocorrido no auditório da Ulbra, a pediatra da SMS Lissandra Pedroso e a nutricionista e consultora em Amamentação e Desmame AnaLu Muñoz abordaram tópicos como o modo correto de agir em caso de afogamento do bebê com leite ou alimentos e o manejo de dificuldades no aleitamento materno.

– Momentos como este são essenciais para a troca de conhecimento entre os agentes de saúde. Aproveito para incentivar os profissionais a, em cada visita domiciliar, analisar a situação da família na busca de identificar outras áreas, que não só a da saúde, em que essas famílias possam ser auxiliadas e amparadas pela administração. Vocês são essenciais para o desenvolvimento adequado das nossas crianças – destacou a primeira-dama Marlene Zaffalon, madrinha do Bebê Saúde/PIM.

Representantes das secretarias municipais da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e da Educação (Smed) também participaram das atividades envolvendo o Bebê Saúde/PIM, serviço intersetorial que atua no auxílio a recém-nascidos, em especial, àqueles em vulnerabilidade social. O Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq), também ligado à SMS, foi homenageado durante o evento.

A pediatra da SMS Lissandra Pedroso debateu orientações aos pais e responsáveis sobre temas que envolvem os cuidados com os bebês, como a forma correta de usar pomadas, cremes e lenços umedecidos e a importância do incentivo às vacinas.

– O primeiro ano de vida do bebê é repleto de vacinas, que previnem o aparecimento de uma série de doenças. Melhor uma criança vacinada do que internada – enfatizou.

Além disso, a médica levou informações acerca da recomendação de não medicar o recém-nascido, mesmo quando este chorar, por exemplo, e da posição ideal para o bebê dormir.

– O ideal é que o bebê durma sempre de barriga para cima. De bruços ou de lado, a criança pode vomitar e se engasgar – explicou Lissandra.

O secretário da Saúde Régis Fonseca lembra que “Gravataí obteve importante reconhecimento em ranking do Previne Brasil, que mede a qualidade e o desempenho oferecidos aos usuários na área da saúde”.

Entre os indicadores avaliados no programa e destacados no município, estão índices como a proporção de gestantes com, pelo menos, seis consultas pré-natais realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação, e a proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde (APS) contra doenças como tétano, difteria, hepatite B e poliomielite, tópicos trazidos ao debate.


Amamentação


Conforme a nutricionista e consultora em Amamentação e Desmame AnaLu Muñoz, deve ser observada a particularidade de cada bebê para que se possa haver uma correta orientação aos pais.

Em sua fala, AnaLu apresentou ferramentas que auxiliam na adaptação do bebê fora do útero, como a shantala (técnica de massagem para a criança), o banho de balde e o sling.

Sobre este último, a profissional demonstrou a forma correta de preparar o acessório, tendo em vista o bem-estar do bebê e do responsável.


Bebê Saúde/PIM


Ao todo, o município conta com 20 visitadores, distribuídos em quatro Distritos Sanitários (Centro, Norte, Rural e Sul). Além de disponibilizar informações de saúde, os visitadores auxiliam as famílias na busca de recursos do governo Estadual, por meio de algum benefício a que tenham direito e no estímulo às mães adolescentes a continuarem na escola, a fim de oportunizar maior qualidade de vida para elas e para seus filhos.

Entre as famílias acompanhadas pelo Bebê Saúde/PIM, estão crianças de até três anos de idade com alguma patologia ou em extrema vulnerabilidade social, crianças que nasceram com exames para sífilis reagentes, gestantes de alto risco e gestantes com notificação de sífilis na gestação.

Hoje, o programa acompanha cerca de 500 famílias, que recebem visitas periódicas realizadas a partir de planos singulares de atendimento e da articulação de ações da rede municipal.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade