MOBILIDADE

Obras de acessibilidade em passeios chegam à Av. Alexandrino de Alencar, na Morada do Vale I; Saiba os próximos bairros

A Prefeitura executa obras de rebaixo dos meios-fios nas esquinas na Avenida Alexandrino de Alencar, na Morada do Vale, em Gravataí. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), além dos rebaixos com as inclinações de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foram feitas intervenções nos canteiros centrais e aplicado piso tátil para que as pessoas com deficiência possam circular com tranquilidade.

Com o intuito de que a eficiência da obra fosse testada, o secretário Guilherme Ósio, acompanhado pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), Roberto Barbosa, que é cadeirante, visitou o local.

– A acessibilidade em passeios públicos tem sido uma das marcas do nosso governo e, para que as obras atendam, verdadeiramente, as necessidades dos moradores com deficiência, nós temos feito essa parceria com o conselho e com o movimento, a fim de que a execução saia da maneira correta – disse.

O secretário lembrou ainda que a responsabilidade de promover a acessibilidade em passeios é do proprietário, conforme a Lei n° 3092/2011.

– Esperamos que essa iniciativa incentive os empresários e moradores a pensarem a acessibilidade como um direito e não apenas como uma obrigação prevista em lei – ressaltou.

Para o presidente do CMDPD, Roberto Barbosa, esse é um passo importante do governo municipal em direção à inclusão efetiva, não só das pessoas com deficiência, mas, também, das pessoas com mobilidade reduzida, dos idosos e de todas as pessoas.

– Nada sobre nós, sem nós. Esse é o lema que nós buscamos levar para todas as esferas da sociedade e poder participar do processo de inserção da acessibilidade no nosso município. É a prova de que a administração tem pensado a inclusão de fora da caixa. Isso é uma grande conquista para o movimento – destacou.

Sobre a importância da padronização das calçadas para a livre circulação das pessoas com deficiência, o presidente lembrou:

– Nós também compramos, somos consumidores.

Conforme o titular da Semurb, esse não é o primeiro e nem será o último bairro a receber obras de acessibilidade.

– Iniciamos com a padronização do quadrilátero central, revitalizando as calçadas. Neste mesmo modelo implantado na Morada do Vale, realizamos obras no Parque dos Anjos e estamos em fase de conclusão na Avenida Jorge Amado. Em seguida, iniciaremos nas avenidas dos Estados e Dorival de Oliveira, vias que, hoje, são algumas das avenidas com maior circulação de pedestres – projeta.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade