Somando-se aos investimentos feitos pela Prefeitura, dentro do Programa Amplia Hospital, que prioriza a expansão da atenção hospitalar, o governo do Estado anunciou o repasse de R$ 4,2 milhões para auxiliar no custeio das obras em andamento da Nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker (HDJB).
A nova estrutura terá área e número de leitos triplicados. O valor repassado pelo município para a obra também está orçado em R$ 4,2 milhões, viabilizados por meio das devoluções da gestão da Câmara de Vereadores.
O aporte estadual também será utilizado na adequação da alimentação da subestação de energia.
A nova estrutura passará dos atuais 405 metros quadrados para 1.240 metros quadrados e de nove para 24 leitos, além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial.
De acordo com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a assinatura do convênio representa um importante avanço não apenas para Gravataí, mas para toda a Região Metropolitana, promovendo um atendimento ainda mais qualificado à população que depende do SUS.
– Essa contribuição fará com que o município tenha um serviço que vai orgulhar o Rio Grande do Sul e que, acima de tudo, vai cumprir com seu principal papel, que é salvar vidas.
O superintendente do HDJB, Antonio Weston, destacou a importância da Nova Emergência SUS, que deve transformar a realidade da assistência hospitalar municipal.
– Com o crescimento da população, a busca pelos serviços da atual emergência já supera, em muito, a capacidade de atendimento. Sendo assim, já implementamos um sistema de gestão assistencial aos pacientes na atual emergência, permitindo que eles sejam atendidos de forma mais rápida e permaneçam menos tempo naquele local – disse.
Ainda conforme o superintendente, a previsão é de que, na segunda metade do ano que vem, o hospital já possa atender no prédio novo, dando início, assim, a um novo modelo de prestação de serviço de urgência e emergência em Gravataí.
O novo espaço, complementa o secretário municipal da Saúde Régis Fonseca, permitirá que os pacientes tenham mais conforto e qualidade assistenciais durante o atendimento.
– É uma satisfação imensa. Gravataí terá um hospital do tamanho que a cidade necessita e merece. Já temos uma UTI duplicada e, em breve, teremos uma emergência triplicada – conclui o prefeito Luiz Zaffalon.