CULTURA

Com sucesso na estreia, exposição ‘O Coração do Caps’ fica até dia 2 no Quiosque da Cultura de Gravataí

Com alta procura de interessados, o Quiosque da Cultura abriu oficialmente, a exposição “O Coração do Caps”, promovida pela Prefeitura de Gravataí. A mostra, organizada pelo Centro de Atenção Psicossocial – Caps II e pela Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), trata de reflexões em torno da importância da arte e da convivência no processo de sustentação do bem-estar mental. A iniciativa busca pensar a Saúde Mental de uma forma artística, a partir do olhar de participantes da oficina de Arteterapia. 

– Esta exposição vai ao encontro das ações de prevenção e promoção à saúde que nosso governo desenvolve. Ficamos felizes que muitas pessoas tenham comparecido à mostra, é fruto do trabalho que nossos servidores e parceiros vêm desempenhando. Neste ano, diversas atividades alusivas à temática estão previstas, algumas até já em execução, como o Janeiro Branco – destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

O evento serve para lembrar o valor da Arte como instrumento de elaboração das questões que perpassam nossas angústias e dores. Conforme os organizadores, a exposição é uma aposta para que olhares se afetem, sendo um convite para transcender os limites impostos na história do sofrimento mental e suas marcas diferenciais e, principalmente, para resgatar a importância dos serviços substitutivos às internações psiquiátricas. 

Durante a cerimônia de abertura, a presidente da Comissão de Saúde da Mulher, que integra o Conselho Municipal de Saúde (CMS), Eliane Rodrigues do Amaral, relembrou a homenagem feita em dezembro ao Grupo Violeta, em reconhecimento aos 25 anos de serviços prestados. O grupo é um dos treze de promoção à saúde mental que funcionam em espaços descentralizados em todo o município e que contam com investimento da Prefeitura, com atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Entre os visitantes, a CEO da empresa Lady Driver, Flávia Santos, destacou a importância da exposição que busca retratar a saúde aliada à cultura dos gravataienses. Segundo ela, que acompanhou os filhos na mostra, o trabalho é “grandioso e destaca o compromisso do governo com a população”.

A exposição “O Coração do Caps” estará aberta à visitação até 2 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Grupos podem agendar visitas guiadas diretamente com a coordenação do Quiosque da Cultura pelo (51) 3600.7345.

A entrada é gratuita.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade