Tendo em vista o bem-estar e a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Gravataí tem trabalhado, ao longo do Janeiro Branco, ações de cuidado com a saúde mental. Com a população idosa, por exemplo, o Centro de Atenção à Saúde do Idoso, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove oficinas da memória, atividades que auxiliam na prevenção ao isolamento, à apatia e à inatividade, proporcionando uma vida mais saudável e independente ao público dessa faixa etária.
– As oficinas terapêuticas no trabalho da terapia ocupacional têm por objetivo estimular diversas funções cognitivas, além de proporcionar um espaço para expressão, comunicação e aprimoramento ou resgate dos vínculos sociais – argumenta a terapeuta ocupacional Viviane Brambilla.
Com isso, atividades terapêuticas de reminiscência – utilizadas na recuperação de eventos que rememoram importantes épocas da vida, como fotos antigas, cartas e objetos pessoais e familiares – foram trabalhadas com idosos atendidos pelo serviço. Além disso, o uso de jogos consiste em outra significativa atividade auxiliadora, oportunizando espaços para as habilidades emocionais e sociais e permitindo interação e colaboração mútua.
De acordo com Viviane, o terapeuta ocupacional tem no uso das atividades o seu elemento centralizador. Assim, o profissional se debruça nas áreas de desempenho ocupacional dessas pessoas, o que inclui as atividades de vida diária e de cuidados pessoais, bem como as atividades instrumentais, ajudando o paciente como um todo.
O Centro de Atenção à Saúde do Idoso, vinculado ao Centro Municipal de Saúde (CMS), é um serviço voltado para o atendimento e o acolhimento do idoso que apresenta graus de fragilidade ou comprometimento funcional, em trabalhos individuais e em grupo.
Também ocorre o trabalho junto às unidades de saúde, com o objetivo de otimizar e oportunizar esses atendimentos para que mais pessoas possam ter acesso aos cuidados primários. Demais informações podem ser consultadas pelo telefone 3600-7753.