O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, entregou, oficialmente, a ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar Murialdo. Com as 11 novas salas modulares, a capacidade de atendimento da escola dobrou, passando a atender, diariamente, 700 alunos.
No espaço, que tinha apenas características rurais, também foram construídos, no sistema modular, dois banheiros, sendo um com acessibilidade. Além disso, o pátio foi totalmente revitalizado com blocos de concreto, pensando na qualidade de vida dos alunos. Em sua fala o prefeito Luiz Zaffalon lembrou que essa é a primeira escola cívico-militar de Gravataí e a única rural do Brasil.
– Queremos ter mais dessas, acreditamos que a ordem, o amor pelo país e a disciplina resultam em um cidadão melhor para sociedade – destacou Zaffa.
Sobre o sistema de aprendizagem, a secretária da Educação, Magda Ely, reforçou que o pedagógico continua sendo competência dos professores e que o trabalho desenvolvido pelos militares nos pátios da escola já vem apresentando resultados positivos dentro e fora das salas de aula.
– Vemos alunos com mudanças nítidas no comportamento junto à comunidade escolar e isso tem auxiliado no processo de aprendizagem – reforçou.
Já atendendo cerca de 680 alunos, desde o início do ano letivo, o diretor da escola, Juarez Cardoso agradeceu o empenho do governo municipal em promover uma educação de qualidade para os alunos.
– Tenho certeza que o que está sendo ensinado aqui, tanto dentro quanto fora da sala de aula, será levado para o resto da vida dos alunos – disse o diretor.
Desde junho de 2021, a escola passou a ser a primeira escola cívico-militar rural do Brasil atendendo alunos em 14 turmas do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, divididas entre os turnos da manhã e tarde. No contraturno, a instituição de ensino oferece, principalmente para os alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade, atividades de técnicas agrícolas e piscicultura. A escola ainda conta com a Banda Marcial Murialdo, que, atualmente, é composta por 40 alunos.