Printe & Arquive nas Nuvem.
Bombeiro Batista, vereador mais votado de Gravataí, pode não ter para onde ir. O colega de Câmara, Cláudio Ávila, que manda no União Brasil, já ‘cancelou’ a candidatura a prefeito e o comunicou para procurar outro partido; assim como ao outro vereador, Fernando Deadpool.
‘Desunião Brasil’ é a ironia feita no meio político, tal a discordância entre os três em ‘pautas-bomba’ da Câmara.
Ao Seguinte:, Bombeiro negou o rompimento. Ávila não quis dar entrevista, mas uma série de políticos já ouviu que o vereador busca outro perfil para o partido em Gravataí.
Um descolamento da oposição intransigente seria um comum acordo com o chefão do União Brasil gaúcho, Luiz Carlos Busato, tão próximo a Ávila que foi um dos únicos políticos a falar no velório da mãe do vereador.
Nesta quarta-feira, um dia depois de circular matéria na qual o União Brasil teria ‘guardado a sete chaves’ um outsider da política como candidato à Prefeitura, postou foto com o colega de advocacia Diego da Veiga Lima, de um dos mais conceituados escritórios de Gravataí.
Reproduzo a postagem e, abaixo, sigo.
Por que alerto que Bombeiro pode não ter para onde ir? Na lógica louca da política, ter votos, às vezes, pode ser um obstáculo; e, em 2020, foi o vereador mais votado com 2.662 votos, e, em 2022, recebeu 12.756 votos para deputado federal – 10.958 em Gravataí.
Acontece que partidos já tem compromissos com candidatos à Prefeitura e pré-candidatos pressionam a não aceitação da filiação porque representaria uma chance a menos de chegar à Câmara; e a reeleição do vereador é praticamente uma certeza.
Bombeiro já teria ouvido não a sondagens feitas com PL e Republicanos. Bolsonarista, não gostaria de procurar partidos do centro para esquerda onde, talvez, nem fosse aceito.
Acionar a magirus, jogar água no fogo e ficar no União Brasil, mesmo contra a vontade de Ávila, pode ser uma alternativa, mas pode ser inevitável uma disputa jurídica às vésperas da eleição caso seja retirado da nominata de candidatos.
Apesar de apresentado como presidente do União Brasil, não há no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) registro formal de comissão provisória em Gravataí. Não localizei nem inscrição de CNPJ do União Brasil, ainda.
Restaria Bombeiro na mão de Busato, o que significa, em Gravataí, Ávila.
Ao fim, esse período pré-eleitoral (sim, se algum dia terminou, a eleição já começou), de negociações de candidaturas e trocas de partidos, cuja janela para transferências acontece em março de 2023, lembra-me Millôr.
“Pessoas se perguntam – ocasionalmente me perguntam – em quem confiar no momento em que não se confia na própria sombra, nem na luz que faz sombra? Mas convém ser assim pessimista?, pergunto eu. Tem sempre um lado bom. Ontem mesmo eu vi um cara (não via há muito tempo mas é até meu amigo, não digo o nome porque pode ocasionalmente ler este quadrado e achar que estou dedurando ele, embora essa deduragem seja para apontá-lo pelo que é, um raro e extraordinário homem de bem) que serve. Pude examiná-lo durante algum tempo, simpático como sempre, saudável, esse homem culto, claro de ideias, experiente, generoso, olha – pensei – esse é capaz de salvar o Brasil. Mas por que estava correndo desse jeito àquela hora da noite?”.
LEIA TAMBÉM
#DasUrnas | Bombeiro foi bem; Agora é refém da boa votação em Gravataí