Empresa, 7ª no ranking supermercadista brasileiro, escolheu Canoas para primeira unidade em solo gaúcho. Preparativos para inauguração mobilizam o foco – e mais três unidades já estão por vir
Está marcado para 3 de maio a inauguração da unidade Canoas do Fort Atacadista, a rede de ‘atacarejo’ do Grupo Pereira, o 7º maior do país do setor segundo ranking recém divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados, a ABRAS. E o Fort não vem só. A empresa confirmou ao blog em primeira mão que a unidade também contará com um restaurante, o Trudy’s. A marca pertence ao Grupo Pereira e está presente em grande parte das unidades no Centro-Oeste e Sudeste do país.
O restaurante atende pelo sistema de buffet, mas há unidades com cardápio diferenciado que oferecem opções de pratos com peixes variados e até sushis. A operação em Canoas está confirmada, mas o perfil do restaurante e data de abertura ainda precisam ser oficializados. Por ora, todo o esforço da empresa está concentrado na inauguração do dia 3 – e a operação logística envolvida, acreditem, é hercúlea.
LEIA TAMBÉM
O modelo de abertura de uma loja como essa prevê que o abastecimento seja feito como na indústria se conhece como ‘just in time’, ou estoque zero. No caso de uma rede de atacarejo, não é que não haverá estoque, mas as entregas são menores e acontecem com maior frequência. Isso permite um cálculo melhor de precificação ao consumidor, evita problemas de logística com caminhões muito grandes em meio ao trânsito da cidade e garante perdas menores com produtos que vencem prestes ou até mesmo antes de chegar às gôndolas. No entanto, dá para imaginar o que será a tarefa monumental de montar o primeiro sortimento e o controle de todas as chegadas em uma loja completamente nova que está sendo posta à disposição de Canoas.
A conferir: as tradicionais promoções de inauguração serão anunciadas em breve; todos atentos.
O Fort Atacadista também confirmou a instalação de unidades em Caxias do Sul, Gravataí e Viamão. Das quatro lojas, a de Canoas será a maior em solo gaúcho e deve gerar em torno de 400 empregos diretos com impacto direto do PIB de consumo e serviços da cidade. Atualmente, a bandeira conta com 52 unidades entre os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já o Grupo Pereira, criado em 1962 na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, tem 106 unidades de negócios entre supermercados, os ‘atacarejos’, farmácias, centros de estocagem e logística para distribuição.