O projeto Novo Centro de Gravataí avança nesta quarta-feira, 26. Será quando, às 19h, o prefeito Luiz Zaffalon assinará a autorização para a construção da Rua Coberta. Para celebrar, a noite contará com uma atração especial na Praça da Bíblia, em frente à Prefeitura: o Guri de Uruguaiana.
– Vamos fazer da Rua Coberta um espaço de lazer, gastronomia e cultura que vai mudar a cara do Centro e estimular o comércio local. Gravataí tem se consolidado como uma das melhores cidades do Estado para investir e viver, por isso estava mais que na hora de modernizarmos esta região tão importante da cidade com a oferta de novos equipamentos públicos – destaca Zaffa.
LEIA TAMBÉM
A Rua Coberta será implementada na Rua Prefeito José Link, entre a Rua Dr. Luiz Bastos do Prado e a Avenida José Loureiro da Silva, interligando as praças da Bíblia e Dom Feliciano, que serão revitalizadas. Sob a estrutura haverá espaço para cerca de 30 empreendimentos gastronômicos e comerciais. A obra tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2023.
– É uma área projetada para receber grandes eventos da Prefeitura e também da iniciativa privada – ressaltou o prefeito, que deu como exemplo a realização da Feira do Livro.
LEIA TAMBÉM
As duas praças no entorno da Rua Coberta também ganharão quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre e palco multiuso para shows e eventos. Na mesma área serão revitalizados os pontos de táxi, pontos de ônibus, criadas novas vagas de estacionamento e construídos novos banheiros públicos.
O projeto do Novo Centro promoverá outras diversas intervenções urbanísticas na região. Além da implantação do sistema binário de trânsito, que alterou o sentido de vias buscando dar mais fluidez ao tráfego, algumas quadras ganharão parklets – minipraças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento e funcionam como uma extensão da calçada, servindo como um espaço público de lazer e convivência, com bancos, mesas, floreiras, entre outros elementos.
LEIA TAMBÉM
Outra novidade será a colocação de contêineres fechados de coleta seletiva em diversos pontos para o descarte de resíduos secos, além da implantação de novas lixeiras. Por fim, o Centro passará a contar também com uma ciclofaixa.
– Gravataí está em um novo patamar de desenvolvimento, e o Centro precisa acompanhar o crescimento da cidade. Vamos, em um único projeto, resolver problemas do trânsito na área central e oferecer cada vez mais espaços de lazer e de entretenimento à comunidade – concluiu Zaffa.
LEIA TAMBÉM
Assista na SEGUINTE TV como foi a apresentação do projeto do ‘Novo Centro’