SERVIÇOS

Gravataí atinge a marca de 10 mil Carteiras de Identidade emitidas; Saiba como fazer

Mais de 10 mil pessoas, de Gravataí e Região Metropolitana, que antes precisavam ir até Porto Alegre para emitir a Carteira de Identidade já utilizaram o benefício de ter o serviço disponível em Gravataí. Esta marca simbólica foi alcançada na última semana, quase um ano após a retomada do serviço no município.

Mediante agendamento online (pelo site https://www.rs.gov.br/carta-de-servicos/servicos?servico=498), a população pode fazer o documento na sala do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP) na Central de Polícia de Gravataí, localizada na Avenida Jorge Amado, 761.

O serviço é prestado com o suporte técnico e administrativo da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Modernização e Transparência (Smat).

Segundo o secretário da pasta, Mauro Bossle, o resultado alcançado se deve a parceria firmada entre a Prefeitura de Gravataí e o IGP, onde, além da sala e dos equipamentos, desde julho do ano passado, o município disponibiliza dois servidores da secretaria e dois estagiários para o atendimento no posto de identificação. Bossle celebra o marco atingido e reforça que o esforço da gestão municipal em viabilizar o serviço garante o atendimento à comunidade local.

A 1ª via da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é isenta para todos. Atualmente, podem agendar a sua confecção aqueles que são maiores de 45 anos. Devido a grande demanda, o novo modelo tem sua liberação para emissão por faixas etárias. Na próxima segunda-feira, 19, a CIN poderá ser obtida por maiores de 35 anos.

A nova CIN se assemelha à Carteira Nacional de Habilitação; um QR Code na parte traseira permite acesso ao documento na versão digital. No novo formato, não há mais o número de RG, o dado adotado é o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que unifica o sistema de dados nacional e é válido em todo o país. O prazo de validade é diferentes conforme a idade do cidadão, por exemplo, quem possui entre 0 a 12 anos, o documento tem validade de 5 anos.

As carteiras de identidade emitidas no formato antigo seguem aceitas até a data de validade impressa. Em 29 de fevereiro de 2032 todos os documentos de identidade antigos perderão a validade.


Como fazer


De acordo com o IGP, a forma de atendimento segue com o agendamento prévio, por meio do site, que pode ser acessado por aqui. A relação dos documentos necessários para a emissão da Carteira de Identidade está disponível no site do IGP.

Para mais informações, a Prefeitura de Gravataí disponibilizou um canal de atendimento, direto, por meio do e-mail carteiradeidentidade@gravatai.rs.gov.br

Para marcar seu horário para confecção do documento, o site deve ser acessado das 8h às 8h30min, com agenda para sete dias à frente.

A relação dos documentos necessários para a emissão está disponível também no site. No dia agendado, é necessário o comparecimento com no máximo 15 minutos de antecedência.

Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (51) 3191-5100 ou pelo e-mail carteiradeidentidade@gravatai.rs.gov.br

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