Os reflexos do ciclone extratropical que atuou no Estado no último final de semana provocou prejuízos imensuráveis para muitas famílias. O evento climático, no entanto, evidenciou a disposição do gravataiense em ajudar o próximo. Desde a madrugada da última sexta-feira, a solidariedade tem prevalecido no município.
Até a tarde desta quinta-feira, aproximadamente 200 mil peças, entre roupas e calçados, foram doadas pela comunidade, que atendeu ao pedido feito pelo prefeito Luiz Zaffalon ainda nas primeiras horas de sexta. 250 colchões foram recebidos pela Prefeitura e entregues àqueles que perderam tudo com a força das águas.
Aos que precisam, também foram entregues um kit contendo travesseiro, lençol e cobertor.
Além dos bens materiais, que estão ajudando aos atingidos pela cheia do Rio Gravataí a reconstruírem suas vidas, a doação de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal tem sido expressiva.
Seis dias após as fortes chuvas, aproximadamente 8,5 toneladas de alimentos, bem como 7 toneladas de produtos de limpeza e higiene pessoal, foram arrecadadas e destinadas ao Banco Municipal de Alimentos, que repassa aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que é quem entrega aos necessitados.
Um dos últimos a fazer doação na sede da Prefeitura, foi o motorista de van escolar André Coelho. Ele mobilizou 80 colegas com uma mensagem no grupo de WhatsApp para fazer uma vaquinha com o objetivo de comprar alimentos para os atingidos pelas chuvas.
Com o valor arrecadado foi possível comprar 20 cestas básicas.
Acompanhado do também motorista de van escolar Cristian Nunez, a entrega foi feita na tarde da terça-feira.
– Não temos que ficar reclamando, temos que fazer alguma coisa para ajudar aqueles que precisam – disse ao entregar os mantimentos.
COMO AJUDAR E BUSCAR AJUDA
Como solicitar os produtos arrecadados
Pessoas ou famílias atingidas pelas chuvas e que precisam de algo, devem procurar auxílio nos seguintes endereços ou telefones:
– Para solicitar produtos de alimentação, colchões e produtos de limpeza: procurar o CRAS mais próximo a sua residência;
– Para roupas e calçados: ir diretamente na antiga Fundarc (R. Antônio Donga, 15).
Precisa-se:
Apesar das doações expressivas recebidas até o momento, a Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) informa que necessita da doação dos seguintes itens: calçado masculino, calçados e roupas infantis, bem como roupas de adultos, ambos os sexos, nos tamanhos G, GG. EG.
Adote uma Família:
Para auxiliar as mais de 7,8 mil pessoas afetadas por este violento fenômeno climático, a Prefeitura mantém equipes trabalhando em tempo integral na recuperação dos estragos e na assistência a quem perdeu todos os pertences. E como o foco neste momento é permitir que as famílias desalojadas pela água retornem às suas casas, a administração municipal lançou a campanha Adote uma Família.
O objetivo é arrecadar o máximo possível de móveis e eletrodomésticos, pois muitas pessoas perderam absolutamente tudo.
As doações podem ser feitas no Centro Administrativo Leste, no Parque dos Anjos – Avenida Ely Corrêa, 675, Parque dos Anjos.
Informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99724-5722.
Balanço parcial de doações:
– 8,5 toneladas de alimentos;
– 7 toneladas de produtos de limpeza e higiene pessoal;
– 200 mil peças de roupas e calçados;
– 250 colchões;
– 6 Sofás
– 3 Racks
– 3 mesas com cadeiras
– 8 fogões
– 10 camas
– Uma grande quantidade de cobertores, lençóis, travesseiros e toalhas de banho que está sendo contabilizada.