Prefeito de Canoas é um dos convidados para série de painéis promovidos por instituto que reúne mais de 2,5 mil governos em torno do temática da inovação e sustentabilidade
O tema é pra lá de atual e, paradoxalmente, antigo: meio ambiente. Vivemos tempos em que, enfim, a sustentabilidade deixou de ser uma temática acadêmica para ganhar a vida real a partir da percepção das mudanças climáticas e da poluição das grandes cidades e da produção de alimentos, secas e enxurradas, no campo. Esse definitivamente não é um problema só da macroeconomia, que depende de decisões em fóruns em que jamais o cidadão comum terá acesso. O clima, a poluição, a preservação e disponibilidade de água potável para todos é, cada vez, um preocupação também das esferas locais de governo e governança.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | BNDES no HU: o ‘banco das PPPs’ visita maior hospital urbano fora de Porto Alegre
CANOAS | Bolsonaristas e conservadores se preparam para 2024; não necessariamente do mesmo lado
Esse é o assunto que vai permear o 2° Encontro Regional do ICLEI Sul, que começou nesta quarta-feira, 16, e vai até sexta, 18, no Farol Santander, no Centro de Porto Alegre. O tema deste ano é ‘Inovação Urbana pela Sustentabilidade’ e vai reunir governos municipais do Sul do Brasil, instituições de ensino, setor privado e representantes da sociedade civil. ICLEI é uma rede global que reúne mais de 2,5 mil governos locais em nome da inovação e da sustentabilidade. A sede mundial do ICLEI fica em Bonn, na Alemanha, e o escritório da Regional Sul, que integra mais de 100 governo em toda a América Latina, fica em São Paulo. Canoas tem parceria com o ICLEI desde 2021 na área da Educação.
Nesta quinta, 17, o prefeito Jairo Jorge é um dos painelistas convidados do encontro regional. Ele apresenta dois cases de Canoas. O primeiro, às 10h50, no painel Certificações como Instrumentos para Ação Climática e o Desenvolvimento Sustentável. O segundo, às 11h50, será Modelagem Climática a favor das Políticas Públicas.
A assessoria do prefeito deu um spoiler do que ele dirá em material distribuído à imprensa:
No primeiro painel, Jairo apresentará o programa de certificação de escola sustentável realizado no município. Já na segunda apresentação, abordará as experiências de Canoas no enfrentamento a fenômenos climáticos externos, da prevenção a adaptação. Destaque para a criação, há pouco mais de quatro meses, do Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), pioneiro no Rio Grande do Sul e uma das poucas estruturas públicas do Brasil, de prevenção e combate aos danos causados pela mudança do clima.
“Estamos vivendo intensamente as mudanças climáticas e tudo isso deve se acirrar ainda mais nos próximos quatro, cinco, dez anos. E, por isso, a cidade precisa se preparar, planejar e agir. O Escritório de Resiliência Climática é um passo nessa direção”, disse Jairo Jorge.
Não é pouca coisa.
Plano Local de Ação Climática
Na última terça-feira, 15, o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) lançaram o Plano Local de Ação Climática (PLAC). O ato marca o início dos trabalhos voltados ao enfrentamento das mudanças e adversidades do clima no município. Houve, ainda, a entrega oficial do certificado da Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas de Canoas, válido até 2050, ao prefeito Jairo Jorge pelo secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.
Com informações da Assessoria do Gabinete do Prefeito.