Entre os destaques da programação da 34ª Feira do Livro de Gravataí está uma Batalha de Rima, comandada pelo patrono desta edição, Rafa Rafuagi. O encontro, voltado à literatura a partir de improvisações no ritmo da cultura Hip Hop, está marcado para o dia 2 de setembro, a partir das 15h, no Teatro Sirmar Antunes, no Parcão da 79.
Rafa Rafuagi visitou a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, na quarta-feira, 16. O ativista social e MC da cultura Hip Hop compareceu ao local para se reunir com a equipe organizadora e acertar detalhes do evento.
Com o livro “Teoria Prática, a história das juventudes na engenharia social”, Rafa Rafuagi já recebeu 39 premiações. Afirma que está muito empolgado para participar do evento e além de ter elogiado a estrutura da programação, ele justifica a importância deste evento.
– A feira é gratuita, voltada à diversidade, à inclusão social e principalmente para as periferias do município – destacou.
A Feira do Livro de Gravataí será realizada de 30 de agosto a 3 de setembro, no Parcão. E a 34ª edição tem como tema “Letras & Artes: Todas as Cores das Palavras”. O evento conta com o financiamento do Pró-Cultura e o patrocínio da Romena, Farmácias São João, Atacadista Cestto, Engenho da Arte. A promoção é da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).
Conheça o patrono
O rapper e ativista gaúcho Rafael Diogo dos Santos, o Rafa Rafuagi, é o patrono da Feira do Livro de Gravataí de 2023. O jovem negro de apenas 33 anos de idade é MC (mestre de cerimônias) do grupo de rap Rafuagi, premiado nome da Cultura Hip Hop do Brasil e reconhecido internacionalmente em países do continente americano e europeu.
Com mais de vinte anos de atuação artística e social dentro e fora do Brasil, Rafa possui 265 prêmios na carreira, entre os quais destacam-se o Prêmio Hutúz 2006/2009, da Cufa; Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2013 na categoria Garantia dos Direitos da Juventude, promovido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil; e Medalha Zumbi dos Palmares 2017, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
– Estamos trazendo para compartilhar com os nossos leitores uma pessoa que, apesar de jovem, tem uma história de vida muito rica. Um ator cultural da periferia e um promotor da educação e da arte – observa o prefeito Luiz Zaffalon.