Em iniciativa conjunta, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a Unisinos planejam estruturar um novo curso de Medicina. As aulas serão realizadas em um campus da Universidade em Gravataí. O novo curso ainda depende de aprovação do Ministério da Educação (MEC). A proposta será submetida ao edital da pasta ainda no mês de setembro. Recentemente, representantes da universidade e do grupo hospitalar estiveram reunidos com o prefeito Luiz Zaffalon para construir “a seis mãos” o projeto.
Caso o curso seja aprovado, a parceria permitirá a ampliação da estrutura do Hospital Dom João Becker.
– A cidade passará a ser um polo produtor de recursos humanos na área da saúde e uma grande referência médico-assistencial no Estado. Estamos muito felizes em ver essa convergência de propósitos que vai beneficiar toda a região – afirma Antonio Weston, superintendente do Hospital.
– O município e a região necessitam de uma ampliação e maior qualificação do atendimento de saúde hoje existente, e a formação de médicos na própria cidade vai contribuir para um melhor atendimento à população local – explica o vice-reitor da Unisinos, Artur Jacobus.
De acordo com ele, existe uma demanda não atendida de formação em Medicina e a criação de um curso em Gravataí suprirá essa necessidade.
– A união entre Unisinos e Santa Casa combina excelência acadêmica e de prestação de serviços, propiciando uma formação diferenciada para os alunos – salienta.
Além de ir ao encontro do planejamento estratégico da Unisinos, a parceria será benéfica para a cidade de Gravataí. De acordo com o prefeito Luiz Zaffalon, é uma oportunidade para a ampliação do alcance do hospital Dom João Becker.
– A formação de mão de obra é fundamental na área da saúde e agora existe uma possibilidade muito concreta entre o município, a Santa Casa e a Unisinos de trazer para cá uma faculdade de Medicina. Somos parceiros permanentes – ressalta o prefeito.