Nova presidente do PTB enviou ofício à Câmara informando que o vereador não fala mais em nome do partido
As rusgas entre a nova presidente do PTB de Canoas, Simone Sabin, e o vereador mais ativo do partido, Juares Hoy, já deixaram de ser assunto de economia interna há tempos – e repare que ambos estão do mesmo lado da ‘ferradura ideológica’ em se dividiu a sociedade: a deles, a dos conservadores por convicção. Embora tenham apoiado Bolsonaro em 2022, procure e não encontrará uma única foto de atividade pública em que tenham repartido o palanque. Sabin não quer ver Juares pintado de ouro pela frente e tem seus motivos; o mesmo pensa o vereador que contesta, inclusive, a nomeação ‘de cima para baixo’ dada à ela para comandar os trabalhistas da aldeia. Só não bateram boca publicamente porque, de fato, andam se evitando.
Pois na sexta, Sabin reuniu a direção do PTB e redigiu um ofício enviado à Câmara nesta segunda, 4. Nele, suspende a filiação de Juares; em outras palavras, o vereador não tem mais o direito de falar em nome do partido.
LEIA TAMBÉM
A penalidade não restringe o mandato de Juares e, na prática, pouco implica na vida política do mais polêmico dos vereadores da atual legislatura. A questão, aí, é outra. A suspensão é um dos primeiros passos admitidos pelo estatuto do partido para penalidades maiores, como eventuais expulsões – estas, sim, sujeitas a perda de mandato se não forem devidamente justificadas.
O blog tentou conversar com Juares nesta segunda, mas o vereador não respondeu ao telefone. Conhecendo-o bem, digo: não fica por isso. Além de usar a tribuna na tarde desta terça para mencinar o caso, ainda deve engatilhar a artilharia pesada em suas redes sociais.
Da parte de Sabin, afirmo: nada ficará sem resposta. Ao assumir a presidência do partido, ela empenhou-se na missão de combater o perfil belicoso que vê em Juares. E está disposta a enfrentá-lo, na política e na caneta que a direção do partido lhe deu para determinar os destinos do PTB.
Curioso é que Sabin e Juares não se suportam, mas caminham a passos largos para estarem juntos, de novo, em 2024. Tanto um quanto o outro tem demonstrado proximidade com o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques, e devem emprestar apoio político à especulada candidatura ao paço no ano que vem pelo time da oposição. Sabin sonha, inclusive, com a filiação de um vereador de peso como Márcio Freitas para indicar o vice na chapa de Nedy e Juares é assíduo frequentador do gabinete do vice, lá na Fiovarante Milanez, de onde Nedy despacha de uma sala ao som da barulhenta BR e com vista para a Praça do Avião.
O clima do PTB segue sujeito a chuvas e trovoadas.