Jairo Jorge passou a quarta-feira em Brasília em busca de recursos para a Saúde, o aeromóvel e investimentos em Habitação
‘Buscar recursos’ tem sido a rotina de milhares de prefeitos brasileiros que tomam aviões cotidianamente com destino a Brasília, a capital a República. Nesta quarta-feira, 27, Jairo Jorge fez o roteiro para entabular três conversas com a União que são consideradas importantes para o governo municipal – a primeira delas, prioridade das prioridades. É essa tal distribuição dos impostos, que centraliza tudo lá e pinga pouco aqui, que obriga prefeitos a ‘passar o pires’ e arregimentar um batalhão político para convervencer burocratas de que, sim, essa demanda merece atenção e cuidado.
O ‘batalhão’ de JJ, dessa fez, teve o ‘general’ e deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) à frente, com os vereadores Emílio Neto e Maria Eunice, do PT; Pastor Duarte, do Republicanos; e Airton Souza, do MDB; no papel de ‘alto comando’ da Força.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a assessoria do prefeito, a primeira missão do dia foi no Ministério da Saúde, onde o prefeito e o deputado Busato foram recebidos pelo secretário da pasta, Aristides Neto. O plano é conseguir recursos extras para remediar a situação do Hospital Universitário, o HU. “A instituição está passando por uma crise muito difícil, com dívidas que se acumulam e que impedem que o hospital funcione a pleno. Temos urgência para que ele volte a operar normalmente e que consiga atender não somente os canoenses, mas os mais de 150 municípios que dependem do serviço”, pontuou Jairo Jorge, reforçando ao secretário que é a terceira vez que ele vai a Brasília em busca de celeridade no auxílio. “A população tem urgência”, acrescentou o prefeito.
O caminho parece ser a elevação do chamado ‘teto MAC’, que é recurso que atende os procedimentos de Média e Alta Complexidade – exatamente o que acontece no HU. O secretário pediu que o município envie novamente um pedido de recomposição do teto MAC para que seja avaliado com urgência.
Minha Casa Minha Vida
Jairo Jorge e sua comitiva também foram recebidos pelo superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Brettas. Lá, o prefeito apresentou o projeto, já enviado ao governo federal, para a construção de 960 apartamentos populares, viabilizados através do Programa Minha Casa Minha Vida.
JJ pontuou que, nos últimos anos, Canoas foi a cidade que mais cresceu e se desenvolveu na Região Metropolitana, segundo o último censo realizado. O Estado do Rio Grande do Sul será contemplado com cerca de 3.220 unidades, mas os municípios ainda não foram definidos.
Aeromóvel
No Ministério das Cidades, Jairo Jorge foi recebido pelo secretário Nacional da Mobilidade Urbana, Denis Andia, onde teve a oportunidade de apresentar a retomada do projeto do Aeromóvel em Canoas. No encontro, o prefeito reforçou a importância de se implantar esse meio de transporte, ligando o Guajuviras ao Mathias Velho. “Mais da metade da população da cidade está nesta localização. O tempo que atualmente leva para chegar na estação Mathias Velho diminuiria drasticamente para 9 minutos. Além da questão da mobilidade, o aeromóvel proporciona segurança, conforto, economia no bolso dos usuários e é um veículo sustentável, que não agride o meio ambiente”, acrescentou Jairo.
O projeto deverá ser aprimorado nos próximos dias para que se busque a melhor alternativa de modelagem para a implantação do aeromóvel, tanto de gerenciamento do transporte quanto da construção. Participaram da reunião o presidente da Trensurb, Fernando Marroni, o diretor executivo da empresa Aeromovel, Marcus Coester, e o representante em Brasília da AEROM, Elton Garcia.
Lançamento do novo PAC
No Palácio do Planalto, Jairo ainda participou do lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Seleções. Na oportunidade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou a importância do governo federal ter comprometimento com gestores municipais e que é fundamental o contato direto com os prefeitos. “Eu sempre tive, dentro do meu governo, a sala das prefeituras, uma sala para os prefeitos dentro da Casa Civil. E todas as superintendências estaduais devem ter uma sala para os prefeitos”, ressaltou Lula.
Com informações do ECom/PMC