O prefeito Luiz Zaffalon recebeu representantes da Unisinos e do Hospital Dom João Becker para assinatura do Termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), visando instalar um curso de Medicina em Gravataí. O Coapes busca fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no Sistema Único de Saúde no município.
– Um hospital cada vez maior e melhor e uma faculdade de medicina é tudo que precisamos. Prefeitura, Santa Casa e Unisinos juntas, certamente é uma parceria que trará muitos ganhos para o atendimento SUS e privado na saúde de nossa cidade, o que é uma questão crítica na cidade – disse Zaffa.
– A instituição de ensino será a Unisinos, o hospital de ensino da Unisinos será o Hospital Dom João Becker, com apoio do sistema de saúde do município de Gravataí – explica a gerente do Projeto Medicina Unisinos/Santa Casa, Denise Zaffari, explicando que em outubro acontecerá a publicação do Edital Mais Médicos e, somente após isso, poderá ser feita a solicitação do novo curso de Medicina.
– Concomitante a este processo estamos organizando a documentação para solicitar o credenciamento do novo campus em Gravataí, que será implantado junto às novas instalações do Hospital Dom João Becker. Inicialmente serão 80 vagas ao ano. O início do curso irá depender do período da publicação do edital, do andamento da infraestrutura e dos trâmites do MEC para validar o credenciamento e a solicitação do curso – concluiu.
O superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Weston, classificou o Curso de Medicina como um marco na educação e na saúde em Gravataí.
– Estamos todos muito esperançosos de em breve transformar essa necessidade em realidade – disse o médico, que também é professor da Unisinos.
Participaram da reunião, representando a Unisinos, além da gerente do projeto, o reitor padre Sérgio Mariucci; o vice-reitor, Artur Jacobus; o pró-reitor acadêmico, Guilherme Trez e o chefe de gabinete, Tiago Lopes.
Também representaram o Hospital Dom João Becker, além do superintendente, o diretor administrativo, Olímpio Dalmagro, o diretor médico, Fernando Issa e a gerente hospitalar, Louise Chagas.